Rússia planeja 10 lançamentos espaciais até junho

No trimestre de abril a junho a Rússia realizará até 10 lançamentos espaciais de diferentes plataformas, como parte do programa da agência federal Roscosmos, segundo anunciaram fontes da indústria espacial nesta terça-feira (2).

Para o dia 15 de abril está previsto o lançamento, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, do foguete portador Proton-M com um satélite de telecomunicações Anik G1.

Quatro dias depois, será a vez da nave Soyuz 2.1a (União, em russo) decolar para colocar no espaço o equipamento científico de observação Bion-M, informou a agência Interfax.

No dia 24 de abril o foguete Soyuz-Ou transportará ao espaço o cargueiro Progress M-19M, com uma carga destinada às tripulações da Estação Espacial Internacional (EEI).

Entre os lançamentos planejados está também o da cápsula tripulada Soyuz TMA-09M, no dia 14 de maio, para a EEI e no dia 3 de junho do foguete Proton-M com o satélite de telecomunicações SES-6. Da mesma forma outro veículo do modelo 2.1B colocará em órbita a equipe de sonda espacial Recurso-P.

A partir do cosmódromo de Plesetsk, situado no noroeste de Rússia, o foguete propulsor Soyuz-Ou levará ao espaço neste mês um aparelho do sistema de navegação por satélite russo Glonass, em sua versão M, enquanto que em junho o foguete Rokiet colocará em órbita três satélites de comunicações do tipo Gonets-M.

Desenhada na década de 1960, dentro do programa espacial do construtor soviético Serguei Koroliov, a nave Soyuz (pronuncia-se Saiús) manteve-se nas missões de transporte a tripulação até a EEI, e também para lançamentos de satélites russos, da NASA e da Agência Espacial Europeia.

O programa da Roscosmos e da NASA prevê para 2015 o prolongamento de um ano da estadia de uma tripulação conjunta na EEI.

A dupla será composta do cosmonauta russo Mikhail Korneienko e do estadunidense Scott Kelly, que partirão na primavera de 2015, do cosmódromo de Baikonur.

Fonte: Prensa Latina