Infecção por vírus H7N9 intensifica vigilância sanitária na China

Três casos de infeção humana de gripe aviária, com o vírus da estirpe H7N9, foram confirmados no leste da China. Dois dos doentes acabaram por morrer. A informação foi divulgada no domingo (31) pela Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar (CNSPF) do país.

Esta é a primeira vez que a infeção por este tipo de vírus em homens é registrada no mundo. O Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças da China (CCPDC), subordinado à CNSPF, ainda não conseguiu determinar com certeza absoluta a origem da contaminação nos doentes, mas garantiu que não há indícios que mostrem que este seja um vírus de rápida disseminação entre os humanos.

Dois dos três casos registrados foram detectados na cidade de Shanghai. Os dois doentes eram do sexo masculino e tinham 27 e 87 anos. A outra doente é uma mulher de 35 anos, residente na província de Anhui, que se encontra em estado crítico. Segundo as informações da CNSPF, todos os três indivíduos infetados sofreram de febre e tosse como sintomas primários, tendo depois desenvolvido pneumonias graves e dificuldades respiratórias.

A gripe H7N9 tinha anteriormente sido apenas detectada em aves. A CNSPF comunicou que dois dos doentes estiveram em contato com aves. O diretor do CCPDC, Shu Yuelong, afirmou que a origem certa da infeção ainda está sendo investigada.

"Acabamos de descobrir o vírus, pelo que ainda não existe um conhecimento profundo do mesmo. Temos que proceder a mais testes para determinar o modo de infeção e o risco de contágio entre homens. Ainda não foi possível chegar a conclusões."

Um grupo de especialistas foi já enviado aos locais onde foram registradas as infeções. As 88 pessoas que tiveram contatos próximos com os doentes estão sob vigilância, não tendo sido detectada até ao momento nenhuma situação anómala. O diretor do departamento de resposta de emergências do CCPDC, Feng Zijian, destacou que é possível que surjam mais casos proximamente, mas pediu à população que mantenha a calma.

"O número de casos ainda não é grande. Com as provas que já temos, podemos já determinar que a velocidade de contaminação não é forte e, por isso, o risco de grande disseminação entre as pessoas é pequeno. Por um lado, a capacidade do país de lidar com novas doenças aumentou. Por outro lado, as autoridades da saúde de todos os níveis estão tomando medidas para vigiar e prevenir a doença."

Não existe, até o momento, vacina contra o H7N9, tanto na China como no exterior. Os especialistas aconselham que, caso surjam sintomas como infeção no sistema respiratório, febre e tosse, sobretudo se estes sintomas forem sentidos com alguma força, as pessoas se dirijam ao médico. É prudente evitar comer aves e carne de animais mortos devido a doenças. Ren Yuelong salientou que os doentes com síndromas respiratórios devem comunicar ao médico se tiveram contatos com aves.

"Queria pedir à população que esteja alerta para a situação. Caso tenham pneumonia e doenças do sistema respiratório, comuniquem ao médico se estiveram em contato com animais, porque as infeções recentemente detectadas tiveram origem no contato com animais."

As autoridades da Saúde da China garantiram que vão continuar acompanhando o desenvolvimento da epidemia e tomar medidas efetivas para proteger a saúde da população.

Fonte: Rádio Internacional da China