Eventos por todo o Brasil reforçam o resgate da verdade histórica

A Semana Nacional de Memória e Direitos Humanos, convocada pelo Núcleo de Preservação de Memória Política no final de fevereiro, já conta com a adesão de 40 eventos. Os eventos acontecem entre os dias 1º e 6 de abril.

Nesta segunda, 1º de abril, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) promove o seminário "Arquivos da repressão e o acesso público na era digital", que marcará o lançamento, na internet, de cerca de um milhão de documentos do Deops/SP.

Também nesta data acontecem duas sessões do filme 1964 – Um golpe contra o Brasil, produzido pelo Núcleo Memória e dirigido por Alipio Freire: às 14 horas, na Unidade Santo Amaro do Cursinho da Poli; e às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som de Campinas, com debates após a exibição.

A Semana de Direitos Humanos terá também um evento internacional. Na quarta, 3 de abril, o Watson Institute for International Studies, da Brown University, dos Estados Unidos, realiza debate sobre duas obras literárias do escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo que têm como tema central a ditadura civil-militar de 1964 e como este acontecimento histórico é abordado na ficção: A Mancha e O Condomínio. A discussão acontecerá no dia 3 de abril, quarta, das 18h às 19h, no auditório Joukowsky Forum, e terá como convidada Leila Lehnen, professora de literatura brasileira e hispano-americana da Universidade do Novo México.

Confira a lista completa de eventos da Semana Nacional de Direitos Humanos e notícias relacionadas no site da iniciativa.

Fonte: Site do Núcleo Memória