Boitempo lança em abril o Livro I de O Capital

Com tradução inédita de Rubens Enderle e publicada pela primeira vez a partir da edição preparada no âmbito do projeto alemão MEGA-2 (Marx-Engels Gesamtausgabe), instituição detentora e curadora dos manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels, a Editora Boitempo está lançando o Livro 1 daquela que é considerada por especialistas a edição definitiva de O Capital no Brasil.

Ao mesmo tempo, a editora lança o livro Para entender O capital – Livro I, do geógrafo britânico David Harvey. Professor de antropologia na pós-graduação da The City University of New York, Harvey é um dos marxistas mais influentes da atualidade, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise das dinâmicas do capital.

Em 2011, a Boitempo deu início a uma de suas maiores empreitadas editoriais: a tradução completa de O Capital, a principal obra de maturidade de Karl Marx.

Em março de 2013, em meio ao projeto MARX: a criação destruidora, um conjunto de eventos que reuniu milhares de pessoas para debater a atualidade de seu pensamento, foi lançado o primeiro livro, O processo de produção do capital, traduzido pela primeira vez a partir da edição preparada no âmbito do projeto alemão MEGA-2 (Marx-Engels Gesamtausgabe), com tradução de Rubens Enderle.

O clássico de Marx foi originalmente publicado na Alemanha em 1867 e é considerado a mais profunda investigação crítica do modo de produção capitalista. O capital, da Boitempo, é o décimo sexto volume da Coleção Marx e Engels e conta com introduções de Jacob Gorender, José Arthur Giannotti e Louis Althusser, além de texto de orelha de Francisco de Oliveira.

O Capital é uma contribuição basilar ao pensamento anticapitalista, em especial a tradição marxista, que de certo modo se consolida com este livro. O objetivo de Marx era, por meio de uma crítica da economia política, compreender como o capitalismo funciona.

Diante desse desafio, ele desenvolveu um aparato conceitual e metodológico para entender toda a complexidade do capitalismo, as categorias que constituem a articulação interna da sociedade burguesa e a relação direta entre acumulação de capital e a exploração da força de trabalho.

O percurso a ser seguido para entender a lógica do capital é árduo, lembra Francisco de Oliveira, no texto de orelha. Segundo ele, a leitura de O Capital tem de ser feita de maneira paciente e disciplinada, tendo em vista a complexidade do objeto de análise de Marx.

“Ele examina antes de tudo a mercadoria e sua formação, pois o capitalismo continua a ser, mesmo em sua fase amplamente financeirizada, um modo de produção de mercadorias”, explica o sociólogo.

José Arthur Giannotti realça em sua apresentação que a obra de Marx nunca perdeu seu interesse e sua relevância, a despeito das idas e vindas das modas atuais do pensar e dos novos paradigmas em que a ciência econômica se alicerça.

Como explicar essa permanência? “Parece-me que isso ocorre porque ela é mais do que um texto científico. Ao salientar a especificidade das relações fetichizadas do capital, a análise retoma a antiga questão do ser social e de sua historicidade”, afirma o filósofo. E termina com um desafio: “A questão hoje em dia é mais do que teórica. A grande crise pela qual estamos passando coloca em pauta a alienação do capital, em particular do capital financeiro, e a necessidade de alguma regulamentação internacional dos mercados. No fim das contas, que futuro queremos ter? É possível pensar o futuro sem levar em conta as análises deste livro chamado O Capital?”.

Sobre a coleção Marx e Engels A publicação do Livro I d’O Capital dá continuidade ao ambicioso projeto da Boitempo de traduzir o legado de Karl Marx e Friedrich Engels, contando com o auxílio de especialistas renomados.

Com 16 volumes publicados, a coleção Marx-Engels teve início com a edição comemorativa dos 150 anos do Manifesto Comunista, em 1998. Em seguida foi publicada A sagrada família (2003), obra polêmica que assinala o rompimento definitivo de Marx e Engels com a esquerda hegeliana.

Os Manuscritos econômico-filosóficos (2004) vieram na sequência, ao qual se seguiram os lançamentos de Crítica da filosofia do direito de Hegel (2005); Sobre o suicídio (2006); A ideologia alemã (2007); A situação da classe trabalhadora na Inglaterra (2008); Sobre a questão judaica (2010); Lutas de classes na Alemanha (2010); O 18 de brumário de Luís Bonaparte (2011); A guerra civil na França (2011), em comemoração aos 140 anos da Comuna de Paris; os Grundrisse (2011); Crítica do Programa de Gotha (2012); O socialismo jurídico (2012), As Lutas de classes na França de 1848 a 1850 (2012) e agora o primeiro volume d’O capital, que será lançado também em ebook junto com os Grundrisse em abril, completando toda a coleção Marx e Engels em formato eletrônico, com preços acessíveis.

Em 2014 a Boitempo publicará o Livro II e em 2015 lançará o derradeiro Livro III d’O Capital.

Ficha técnica

Título: O Capital
Subtítulo: Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital
Título original: Das Kapital: Kritik der politischen Ökonomie
Autor: Karl Marx
Tradução: Rubens Enderle
Textos introdutórios: Jacob Gorender, Louis Althusser e José Arthur Giannotti
Orelha: Francisco de Oliveira
Páginas: 896
ISBN: 978-85-7559-320-2
Preço: R$ 98,00 | Ebook: R$ 49,00 (a confirmar – lançamento previsto para abril)
Coleção: Marx e Engels

Fonte: Boitempo Editora