Prefeitura realiza ações no Circuito da Via Sacra

 

Prefeitura desenvolve ações no Circuito da Via Sacra
Mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com ação de recuperação de ruas e avenidas do Anjo da Guarda. Há uma semana, o circuito que recebe a encenação da Via Sacra recebe equipes de limpeza pública, com o roço dos canteiros e calçadas das principais localidades, revitalização da iluminação e a renovação da malha asfáltica, através da operação tapa-buraco.

A ação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) é uma resposta à solicitação de moradores da área, visando, ainda, melhorar as condições de infraestrutura no bairro para receber a Via Sacra, maior espetáculo de teatro ao ar livre do Maranhão, que acontecerá nos dias 28 e 29 deste mês a partir das 18h.

Para revitalizar a iluminação pública no bairro, duas equipes foram enviadas pela Semosp para realizar reparos nos postes e trocar 40 projetores nos principais trechos do circuito de ruas em que é encenada a Via Sacra. Equipes de limpeza realizaram roço nos canteiros, praças e calçadas e renovaram a pintura nos meio-fios. A operação tapa-buraco deu continuidade aos trabalhos já iniciados no bairro, mapeando os pontos críticos e renovando a camada asfáltica da área.
 

VIA SACRA

Durante os dois dias de Via Sacra, a operação trará mais conforto às 200 mil pessoas esperadas para assistir ao espetáculo, que já é encenado há mais de 30 anos e se tornou tradição entre os maranhenses no período pascoal.

A peça é dividida em sete atos, tendo como palco as praças Recanto da Paixão, Anjo e Ressurreição, constituindo os três principais pontos de encenação. Nos locais, estão sendo montados cenários como o Templo de Jerusalém, o Horto das Oliveiras, o Palácio de Pilatos e o Calvário, onde o ápice do espetáculo se apresenta com a crucificação de Cristo.

A Via Sacra encena a Paixão de Cristo e é representada por 70 atores e mais de 800 figurantes do Grupo Independente de Teatro Amador (Grita). Populares e religiosos também se juntarão à peça, fazendo um percurso de 2 quilômetros pelas ruas do Anjo da Guarda.

OUTRAS AÇÕES

A Semosp deu início esta semana aos trabalhos de recuperação de parte da estrutura do muro da Praça Gonçalves Dias, que cedeu por conta da chuva. De forma emergencial, as equipes atuam na limpeza para retirada do excesso de entulho do local. A previsão é que as obras de reconstrução da estrutura sejam iniciadas na próxima semana.

Fonte: Blog Jorge Vieira.