Movimento lança nos EUA campanha contra apartheid israelense

Um grupo pró-palestino nos Estados Unidos lançou uma campanha publicitária para protestar contra o apoio de Washington ao regime de Israel.

O grupo Muçulmanos Americanos para a Palestina (AMP, na sigla em inglês) lançou na terça-feira  (26), alguns dos anúncios que vão aparecer durante quatro semanas em 25 estações de uma linha de trem próxima de Nova Yprk.

As peças publicitárias exigem o fim do apartheid praticado por Israel e do apoio financeiro que os Estados Unidos fão ao regime israelense.

“Atualmente, nós estamos realmente financiando o apartheid em Israel e é chegada a hora de deter o financiamento do apartheid e dar um passo firme para a justiça”, declarou o presidente da AMP, Hatem Bazian.

Bazian afirmou que pretende sublinhar o fracasso do governo Obama para assinalar a verdadeira causa do conflito: a ocupação israelense dos territórios palestinos e sua política racista de apartheid, pelo que os palestinos se veem submetidos diariamente à humilhação, privação e à perda de seus direitos básicos.

Obama visitou a região em 20 de março último e se reuniu com o primeiro-ministro do regime israelense, Benyamin Netanyahu, momento que aproveitou para expressar todo o apoio de seu país ao regime de Tel Aviv.

Durante sua estada, de três dias de duração, também visitou a Cisjordânia ocupada e manteve um encontro com o presidente do Estado da Palestina, Mahmud Abbas, em Ramallah, uma reunião que provocou amplos protestos entre os palestinos.

Os Estados Unidos fornecem anualmente mais de 3 bilhões de dólares de assistência direta externa ao regime de Israel, além de dar 70 milhões de dólares de ajuda militar para seu sistema de mísseis.

Hispan TV