Bahia brinda à trajetória de 91 anos do PCdoB

91 anos de história de lutas, protagonismo, defesa dos trabalhadores e a busca incansável pelo socialismo. Assim, pode ser definido o Partido Comunista do Brasil, que celebrou aniversário nesta segunda-feira (25). Um ato de âmbito estadual foi realizado no Centro Cultural da Câmara de Vereadores para comemorar a data e reafirmar o compromisso de lutar por um Brasil desenvolvido e com justiça social, lema do evento.

Durante o encontro, o presidente do Comitê Estadual do PCdoB-BA, deputado federal Daniel Almeida, disse que os comunistas e as comunistas têm muito respeito pela história e a trajetória do partido. “Neste ano, temos muito que comemorar. A Câmara restituiu o mandato de 14 deputados comunistas cassados em 1948, entre eles, dos baianos: Jorge Amado, Carlos Marighella e Ayres de Brito ”

Dentre as conquistas do partido, Daniel destacou ainda o crescimento do PCdoB com ampla expansão na Bahia e o reconhecimento político do projeto no Brasil. Agora, de acordo com o dirigente, a meta é preparar o partido para a batalha eleitoral de 2014.

A militância do PCdoB em várias àreas se fez presente . Lá estavam trabalhadores, dirigentes de entidades do movimento social, gestores públicos, parlamentares e integrantes do Legislatio estadual e municipal que realizaram um brinde em homenagem ao PCdoB. Na ocasião, Daniel Almeida informou que recebeu uma carta do governador Jaques Wagner parabenizando o partido pela data, na qual demonstrava o respeito e admiração que tem pelo PCdoB. O governador afirmou que o PCdoB é o partido mais leal ao projeto político desenvolvido na Bahia.

Para a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), a comemoração marca mais um aniversário de um partido que tem a sua digital impressa nas mais importantes lutas da sociedade brasileira. “O PCdoB não é apenas uma legenda eleitoral nem estrutura formal. É uma escola de consciência e cidadania que atua fazendo história em todo o país.”

Péricles de Souza, dirigente estadual, acredita que o partido tem muito a comemorar. “O PCdoB é o partido mais antigo da realidade política brasileira, atuando ininterruptamente e organizadamente desde 1922. Hoje, estamos em uma situação favorável na política brasileira, vivemos em um período democrático e de melhoria das condições do povo. Por um lado, temos tudo isso a comemorar. Por outro, tem a tristeza da morte do padre Renzo Rossi, que foi um grande amigo do PCdoB. Temos de ressaltar a ajuda que o padre prestou a todos os presos políticos.”

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes, disse que o partido faz história há 91 anos e tem grande significado na vida da classe trabalhadora. Para ele, o PCdoB esteve todos estes anos na linha de frente da luta pela democracia, socialismo e fortalecimento do país.

A vereadora de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB), declarou que o partido tem compreensão clara da luta pela emancipação da mulher, tem política própria nesse sentido e sempre priorizou o debate da importância da presença feminina nos espaços de poder. Everaldo Augusto, também vereador pelo partido na capital baiana, afirmou que, nos últimos 30 anos, o PCdoB tem ocupado espaço importante na Câmara de Salvador, desde 1982, com a eleição de Ney Campello, Lídice da Mata e Jane Vasconcelos.

Dentre os que saudaram o aniversário do partido, é possível destacar a presença do ex-senador e vereador de Salvador, Waldy Pires ( PT) , a deputada estadual Ivana Bastos ( PSD) dirigentes sindicais e militantes.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro