Limpeza de praças, avenidas e bairros de São Luís melhorou

 

Limpeza Urbana em São Luís
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) intensificou os serviços de limpeza em cinco avenidas de São Luís, desde o início da semana. Os serviços estão mobilizando diariamente 14 equipes de limpeza distribuídas em pontos estratégicos do grande corredor de tráfego da cidade. As avenidas Colares Moreira, Jerônimo de Albuquerque, Africanos, Guajajaras e o Viaduto do Trabalhador (Calhau) estão na programação inicial da Semosp.

A ofensiva na limpeza urbana acontece paralelamente em praças do centro e em bairros como Vinhais, Renascença, entre outros. Na operação de limpeza de praças foram deslocadas outras duas equipes. De acordo com Nelson Buriti, da Coordenadoria de Limpeza Pública da Semosp, os serviços incluem capinagem, roço e raspagem de meio-fio. A pintura dos meio-fios está dependendo da suspensão das chuvas. Ao menos 37 praças da zona central da cidade serão limpas.

“Está sendo dada prioridade às praças e avenidas. Tem muita coisa para ser feita, estamos tentando realizar o máximo com a equipe reduzida que temos no momento”, informou Buriti.

Além da coleta domiciliar, os mutirões incluem ainda remoção mecanizada de resíduos, capinagem e poda. A Prefeitura adquiriu um triturador para o processo de poda que, a partir da transformação de tronco em pó em adubo orgânico, contribuirá para o projeto de arborização da cidade. Dentro dos próximos dias, a Prefeitura vai expandir a frota de veículos da limpeza urbana em ao menos 100 novos veículos.

“O custo da Prefeitura com limpeza é muito alto. Montamos uma estratégia de deslocamento de equipes, principalmente do pessoal da varrição, onde constatamos ineficiência. Havia um quadro de realidade distorcida. Pelo relatório apresentado, diariamente eram varridos 20 mil quilômetros de ruas e praças. A partir destes dados conseguimos reduzir bastante o custo com a limpeza, cerca de R$ 3 milhões mensais”, relata o coordenador da Semosp.

Diariamente a Semosp tem recolhido 1.200 toneladas de resíduos sólidos. Na coleta domiciliar são recolhidas outras 800 toneladas por dia, resultando em 2.000 toneladas. A partir de janeiro deste ano, quando assumiu o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, houve avanço constante na cobertura da coleta domiciliar. Segundo Nelson Buriti, a cobertura está se expandindo principalmente para a zona rural onde havia uma deficiência na coleta.

O monitoramento via satélite da frota usada na coleta de lixo tem contribuído para promover ações de educação ambiental a partir da interatividade com o público. “Se a pessoal liga reclamando que o carro não passou em sua porta, conferimos no relatório de monitoramento dos carros de coleta e damos a resposta. O que tem acontecido é que pessoas colocam o lixo na porta de casa após a passagem do veículo da São Luís Engenharia Ambiental, empresa contratada para prestação do serviço”, afirma Buriti.

No entendimento do coordenador de limpeza da Semosp, a manutenção da cidade limpa é uma tarefa compartilhada com a população. “Cidade limpa não é aquele que limpa mais e sim a que suja menos”, ensina Buriti. No próximo fim de semana a Semosp vai concentrar os serviços na região do São Francisco e Ilhinha.

Para demandas de limpeza pública, a Semosp disponibiliza o número 0800 098 1636.

Fonte: Blog Raimundo Garrone