Sistema de água do Vale do Salitre beneficiará 40 mil pessoas

Após anos de luta, moradores de 40 comunidades da região do Vale do Salitre, na Bahia, receberam um sistema de abastecimento de água. A inauguração foi realizada pelo governador Jaques Wagner, pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, e pelo prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), na manhã de sexta-feira (22/03), Dia Mundial da Água.

No ato de inauguração, a importância social e econômica da obra foi ressaltada pelos presentes. O ministro, o governador e o prefeito assinaram ordens de licitações de obras: 20 km de adutora, que vai de Junco Salitre a Curral Novo, e 20 km de pavimentação de estrada vicinal da EB100 a Capim de Raiz, além de R$ 10 milhões para construção de aterro sanitário do consórcio Juazeiro-Sobradinho.

Wagner ressaltou a necessidade de direcionar ações para minimizar os efeitos da seca e disse também que outras iniciativas virão para Juazeiro. O governador afirmou que prefere se concentrar no que já é concreto, ao fazer referência aos novos pedidos feito pelo prefeito Isaac Carvalho, como a extensão da adutora do forró, mais adutoras para o Salitre, o projeto Serra da Madeira, bem como recuperação e pavimentação de estradas. “O prefeito Isaac já está me pedindo mais obras. Eu entregando obra e ele pedindo coisa nova. Mas, quem é prefeito, deve pedir, mesmo”, declarou.

Isaac Carvalho agradeceu ao governador pelo empenho junto ao Ministério da Defesa na reabertura da Ilha do Fogo e também pela presença do Estado na cidade em várias áreas como infraestrutura, saúde, social, agricultura dentre outras. “O governador tem criado condições para o desenvolvimento de Juazeiro”, enfatizou o prefeito.

Para a presidente da União das Associações do Vale do Salitre (UAVIS), Eliete Leite da Paixão, todos os anos de luta valeram a pena, mesmo sabendo que algumas comunidades ainda precisam de água, mas reconheceu a aliança das três esferas de poder no desenvolvimento da região. “O prefeito Isaac já vinha articulando para que isso acontecesse e agora a adutora é uma realidade. Ainda faltam algumas localidades para receber esta água, mas já está sendo feito o estudo de viabilidade. Acreditamos que em breve as coisas vão melhorar ainda mais”, concluiu.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Prefeitura de Juazeiro