Mais de 32 famílias recebem o direito à posse da terra em Marajó

A União está desenvolvendo ações de reintegração de terras em favor das famílias ribeirinhas dos municípios de Ponta de Pedra, São Sebastião da Boa Vista e Muaná localizados no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará.

Com a decisão judicial a favor da União, as famílias ganham de vez o direito de utilizar os espaços da União para garantir seu sustento e moradia, pois a maioria delas vive do agro-extrativismo para garantir sua sobrevivência.

Segundo Lélio Costa, Superintendente do Patrimônio da União, o governo federal, por meio desta ação, busca garantir o direito à cidadania e ao mesmo tempo resgata a dignidade dessas famílias ribeirinhas que eram exploradas por supostos proprietários.

“Estamos levando o estado para localidades de difícil acesso em favor da população mais pobre do Marajó, populações tradicionais que historicamente eram esquecidas” Afirmou Costa.

Em Muaná, 20 famílias ganharam o direito ao uso sustentável dos açaizais do município, que eram indevidamente exploradas pela empresa exportadora de palmito, que cortavam grandes áreas deixando a população sem sua fonte de renda. Já em São Sebastião da Boa Vista, os moradores das áreas ribeirinhas eram impedidos até de pescar.

A ação teve unício na tarde desta quarta-feira (20)  e vai até o domingo (24), com a participação da Policia Federal, Tribunal de Justiça Federal e Estadual, Policia Civil e Militar do Pará, coordenado pela Superintendência do Patrimônio da União.

Moisés Alves,
Núcleo de Comunicação da SPU – Pará