Inácio defende combate à seca no debate sobre desenvolvimento

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) participou da solenidade de abertura da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), nesta segunda-feira (18), em Brasília (DF), que discute a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). “O objetivo é construir agendas de desenvolvimento produtivo, com foco no adensamento de cadeias produtivas locais, regionais e nacional”, afirmou o parlamentar.

Inácio, que é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado lembrou que o Nordeste sofre, no momento, uma de suas mais prolongadas secas, que afeta 10 milhões de famílias. “É preciso celeridade no socorro a essa gente trabalhadora e criativa, mas que sofre com esse fenômeno da natureza”, afirmou.

Leia também: Governo e sociedade debatem sobre desenvolvimento regional

É do senador Inácio Arruda o Projeto de Lei, já aprovado no Senado e em tramitação na Câmara, que institui a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. “A seca é um fator climático natural e deve ser considerada na elaboração da política de desenvolvimento da nossa região”, afirmou o parlamentar.

Após a realização de 27 etapas estaduais e cinco macrorregionais da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, o processo conferencial elegeu 443 delegados que representam o poder público, a sociedade civil, o empresariado e as instituições de ensino e pesquisa de todos os estados. Cerca de dez mil pessoas enviaram suas contribuições, o que resultou em 800 propostas para modernização da PNDR.

As mais importantes proposições servirão de base para a elaboração do Projeto de Lei da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional, que será encaminhado para votação no Congresso Nacional.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda