Flaviano participa de caminhada do movimento Grito da Água

 

Solidário com o movimento “Grito da Água”, que aconteceu na manhã desta segunda, 18 de março, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), caminhou com agricultores e representantes de entidades relacionadas ao campo, como forma de alerta às condições em que se encontram as famílias agricultoras das regiões afetadas pela seca.

A caminhada teve inicio no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e em seguida se dirigiu à sede da prefeitura, onde foi entregue ao prefeito um documento contendo um conjunto de “Diretrizes de Convivência com o Semiárido”, elaborado pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, subsidiada pelas experiências de convivência com o Semiárido.

O documento foi entregue a Flaviano pelo coordenador da ASA Potiguar, entidade que gerencia o Movimento das águas e a expectativa é de que o executivo tome providências no sentido de amenizar os efeitos devastadores provocados pela maior estiagem dos últimos 40 anos.

Após receber o documento, o prefeito prosseguiu na caminhada com os manifestantes até a sede do Banco do Nordeste, onde foi reivindicado crédito para os agricultores que enfrentam dificuldades para pagar dívidas anteriores e estão sofrendo restrições para a obtenção de recursos para manterem as plantações e os rebanhos.

A ideia de reunir parceiros para a construção desse documento foi do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, por meio da Fetape, e da Arquidiocese de Olinda e Recife, com o objetivo de contribuir com a construção de políticas públicas direcionadas à região do semi-árido nordestino.

O conjunto de “Diretrizes de Convivência com o Semiárido” será entregue, na próxima quarta-feira (20/03), na Universidade Católica de Pernambuco, no Recife, aos governos e ao Poder Legislativo nos níveis municipais, estaduais e federal e a expectativa é que dessa forma sejam pactuados compromissos para a construção de uma nova realidade para o Semiárido.

Fonte: Prefeitura de Apodi