Flaviano fala dos primeiros meses de gestão e do projeto para2014

 


Vereadores e o prefeito de Apodi participam da Reunião do Comitê Estadual do PCdoB/RN
Com o objetivo de oferecer apoio aos mandatos comunistas conquistados na última eleição municipal, o Comitê Estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte fez uma reunião ampliada com a presença de vereadores e do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro.

Flaviano destacou as marcas que vem buscando imprimir à gestão do primeiro município do Estado administrado pelo PCdoB: desenvolvimento, participação popular e a humanização da cidade.

Em entrevista ao Caderno estadual do Portal Vermelho falou das dificuldades enfrentadas nos dois primeiros meses de gestão, salientou os projetos já implementados e das expectativas para realização do processo congressual. O prefeito destacou, ainda, a perspectiva de atuação do Partido nas eleições de 2014 e ressaltou a necessidade em fortalecer a oposição ao governo de Rosalba.

Flaviano, você junto com o PCdoB conquistou uma importante vitória na eleição municipal de 2012 em Apodi. Sua eleição colocou fim a uma sucessão de gestões conservadoras. Em que situação encontrou a Prefeitura?

Encontramos uma prefeitura sucateada, precisando de ajustes em todas as áreas, com obras paralisadas e muitas dívidas. Só de INSS, que a prefeitura não vinha fazendo o repasse desde o mês de outubro, a dívida chega a mais de 2 milhões de reais.

Já fizemos o parcelamento desta dívida com o INSS, para que o município não se inviabilize financeiramente, e o nosso maior desafio agora é reconstruir a cidade, com foco no desenvolvimento, na participação popular e na humanização da cidade, e planejar novas ações.

Em pouco mais de dois meses de mandato, quais as medidas que já foram tomadas pela nova gestão de Apodi?

Assumimos o compromisso de realizar as atividades que fazem parte do calendário de eventos do município, que é cultural, mas investindo com muita responsabilidade. Este ano, por exemplo, realizamos o carnaval mais barato da história do município.

Nesses dois meses, implantamos dois importantes programas, que abrangem a educação e o campo. O programa Trans-Formação, que oferece transporte gratuito para os estudantes universitários e o programa de apoio ao homem do campo, que oferece sustentabilidade ao homem do campo, apoio na perfuração de poços, barreiras e açudes. Já conversamos com os agricultores e iniciamos o corte de terras subsidiado. Já são 43 comunidades atendidas, graças a esta parceria com agricultores que trabalham com irrigação de culturas como arroz e feijão.

Além dos programas, iniciamos ações básicas, dando continuidade a obras paradas, realizando reforma e construção de novas escolas. Dentre as obras algumas encontramos paradas desde 2006, como a pavimentação da rua Salviano Cabral, no bairro Betel. Nossa gestão não mediu esforços para executá-la e já conseguiu finalizar esse serviço simples, mas que perpassou duas gestões, sem que houvesse interesse em sua finalização.

Gostaria que você falasse mais das perspectivas, dos planos, dos projetos da sua gestão à frente da prefeitura de Apodi?

Temos um leque de projetos e estamos tentando viabilizar dentro da capacidade financeira do município. Temos o projeto do campus da Universidade Federal, construção de novas estradas, bem como reforma e construção de novas escolas.

Qual a expectativa para realização do processo congressual do Partido em Apodi?

Fortalecer o Partido, que tem uma identificação, ao longo da sua história, com a luta social, que é o foco da nossa gestão. Precisamos fortalecer as instâncias partidárias, para que estas nos ajudem a construir nosso mandando, construir a luta pelo desenvolvimento e humanização do município de Apodi.

No contexto do 13º Congresso do PCdoB está sendo debatido o projeto eleitoral para 2014. Em Apodi, quais as perspectivas de atuação nas eleições do próximo ano?

O partido vai se organizar em Apodi para fortalecer o campo da oposição ao governo do Estado. Vamos trabalhar para fortalecer a base de sustentação do governo Dilma e fazer oposição ao governo de Rosalba, para recolar o Rio Grande do Norte no debate progressista.

De Natal, Jana Sá