Assis preside sessão em homenagem ao Sindicato dos Metalúrgicos

Autor da homenagem pelos 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, o deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS), que também é presidente licenciado da entidade, teve a oportunidade de presidir pela primeira vez uma sessão na Câmara dos Deputados desde que foi eleito.

homenagem sindicato - camara federal - Richard Silva/Divulgação

À tarde, Assis mediou debate sobre a extinção do banco de horas, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento e Valorização do Trabalho, que é presidida por ele. No seu discurso, Assis destacou o papel dos trabalhadores no desenvolvimento do Brasil ao defender que a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário são dívidas do país para com os trabalhadores brasileiros.

A tecnologia, prosseguiu o parlamentar, deve servir para melhorar e qualificar a vida dos trabalhadores e não apenas para acumular capital. A sessão ocorreu na manhã desta segunda-feira.

Estiveram presentes, o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores Metalúrgicos (Fitmetal), Marcelino Rocha; os diretores e o presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Leandro Velho; o diretor-executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Everaldo Vieira, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, João Alves de Almeida, além de uma delegação de metalúrgicos do Rio de Janeiro.

O deputado Mauro Benevides (PMDB) iniciou os trabalhos elogiando a iniciativa da homenagem.  “Assis Melo é um dos parlamentares mais atuantes desta casa e seu requerimento para esta sessão se justifica pela trajetória brilhante do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, entidade identificada com as principais lutas nacionais”, disse.

Em seu pronunciamento, Assis relembrou momentos de luta da entidade, bem como os líderes que fizeram parte da sua história. “Nós destacamos hoje a luta importante desta entidade e dos homens que estiveram à frente da diretoria. Lembro Bruno Segalla e Júlio Costamilan, entre outros que se destacaram no decorrer dos anos”.

Assis Melo explicou que a longa e bem-sucedida trajetória da entidade se deve à participação nas atividades social e econômica, mas também na participação da luta política.

“Celebrando a história, o Sindicato hoje se dedica ao futuro e às lutas que irão beneficiar os trabalhadores”, explicou.

O deputado ressaltou as questões da redução da jornada de trabalho e do fim do fator previdenciário.

“Acabar com o fator previdenciário é olhar para o futuro. O Sindicato está engajado nessa e em outras lutas. Essa entidade luta há 80 anos pelos direitos dos homens e mulheres, trabalhadores, e seguirá neste caminho nos próximos anos”, ressaltou.

O deputado Onofre Santo Agostinho (PSD) chamou atenção para a participação dos trabalhadores no crescimento da região de Caxias do Sul e homenageou os fundadores do Sindicato.

“Caxias do Sul é uma das cidades que mais cresce no Rio Grande do Sul e isso se deve muito à atuação dos sindicatos e dos trabalhadores. Hoje queremos aqui homenagear os nossos antepassados que iniciaram este trabalho há 80 anos. Imaginem quantas lutas, quantos sofrimentos, quantas prisões e quantas perseguições para a formalização e regulamentação deste Sindicato. Muito obrigado pelo que vocês fizeram e fazem pelos trabalhadores”.
O presidente da Fitmetal, Marcelino Rocha, destacou que, atualmente, os operários de todo o país têm uma representação forte na Câmara dos Deputados.

“Hoje, os trabalhadores metalúrgicos têm vez e têm voz nesta casa a partir da garantia de uma representação humilde e de destaque à frente da direção do Sindicato, que é a representação do Assis”.

O presidente em exercício do Sindicato, Leandro Velho, contou um pouco da história da entidade.
“Em 06 de março de 1933, nosso sindicato foi fundado por Adelino Locatelli e outros companheiros, fruto de uma grande luta iniciada nesta região de imigração italiana. Citando o nome de Bruno Segalla, homenageio todos os presidentes que estiveram à frente da entidade.”

Também relembrou as lutas que tiveram participação do Sindicato.

“Em toda a história do Brasil, o Sindicato esteve à frente das lutas do povo, no Estado Novo, na Ditadura, na redemocratização. Foram 80 anos de várias batalhas e várias lutas.”
Velho também destacou a importância da representação dos trabalhadores na Câmara dos Deputados.

“Assim como Assis Melo, nós temos que ter mais representantes de trabalhadores nesta casa, porque é por meio da luta política que são feitas as mudanças. Nós precisamos de defensores do povo.”

E finalizou:

“Este é um momento histórico: um dia vamos contar que o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região foi homenageado na Câmara dos Deputados. Hoje, vamos voltar para a nossa cidade tendo em mente que o progresso do Brasil passa pelas mãos dos trabalhadores”.
Durante a tarde, os diretores do Sindicato participaram de um debate sobre o projeto de lei 4.597, do deputado Assis, que propõe uma atualização no inciso primeiro do artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho, estabelecendo que a remuneração por hora- extra passe dos atuais 20% para os 50%, garantidos pelo inciso XVI do Artigo 7º da Constituição.

Concerto no domingo

No domingo (24) seguem as comemorações pelo aniversário. O Sindicato dos Metalúrgicos e a Universidade de Caxias do Sul promovem o Rock in Concert II, o concerto de outono da Orquestra Sinfônica da UCS em homenagem aos 80 anos da entidade. O evento começa às 10h30min no estacionamento da UCS TV.