Alan Kardec faz balanço de dois meses na pasta

 

Secretário Alan Kardec
O secretário municipal de Educação, Allan Kardec Filho, fez um balanço sobre os dois primeiros meses à frente da pasta. Dentre as ações realizadas, ele destacou a regularização do calendário escolar da rede municipal de ensino, a parceria com o governo federal para construção de escolas, creches e quadras poliesportivas, além dos serviços de segurança, transporte escolar e reparo e manutenção das escolas depredadas para garantir o início do ano letivo de 2013 no dia 25 de fevereiro.

“Regularizamos o calendário escolar da rede municipal de ensino, os serviços de segurança e transporte escolar, conforme determinou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Realizamos serviços de reparos e adequações em 80 unidades de Educação Básica e mais 70 irão receber os mesmos serviços. Também distribuímos os uniformes e materiais didáticos aos alunos”, destacou Allan Kardec Filho.

INVESTIMENTOS

O secretário destacou a parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo Federal, por meio da qual assegurou a construção de 10 escolas, 26 creches e 33 quadras poliesportivas em bairros que possuem alta demanda por vagas. Os recursos são da ordem de R$ 26 milhões e serão advindos do Ministério da Educação.

DOCENTES

Sobre a realização de concurso para profissionais do Magistério, o secretário Allan Kardec não descarta possibilidade, pois há necessidade de material humano na Secretaria de Educação (Semed). No entanto, o titular da pasta informou que atualmente a prioridade é conceder a aposentadoria de cerca de mil professores que já possuem tempo de serviço para o ato e convocar os profissionais do último concurso realizado para a área de Educação.

Nesse mês, 77 professores que haviam sido aprovados no último certame da Prefeitura de São Luís para a área de Educação e já tinham apresentado documentação exigida no edital foram convocados para a realização dos exames admissionais. A previsão é de que em 15 dias os profissionais já estejam desenvolvendo as atividades laborais em sala de aula.

Sobre os objetivos a serem alcançados ainda nesse ano, o secretário destacou que pretende superar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estipuladas pelo Ministério da Educação para a rede pública de ensino de São Luís.

MATERIAIS

Uma empresa especializada em móveis escolares irá recuperar gratuitamente cinco mil conjuntos de carteiras escolares que estavam em estado de deterioração no almoxarifado da Semed. Após reformadas, o mobiliário será entregue às unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

“Foi a própria empresa que se disponibilizou a fazer a reforma dos conjuntos escolares que estavam no almoxarifado da Secretaria. Com essa iniciativa, os maiores beneficiados são os nossos alunos”, destacou o secretário Allan Kardec Filho.

O balanço dos dois meses foi feito durante entrevista ao programa Balanço Geral da TV Cidade. Na ocasião, além do apresentador, o secretário respondeu questionamentos da população.

Fonte: Blog Jorge Vieira.