Temporal mata dez na Região Serrana no Rio de Janeiro

Pelo menos dez pessoas morreram em Petrópolis, na região serrana fluminense, por causa dos deslizamentos de encostas em decorrência da forte chuva registrada entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda-feira (18). Os dados são da Secretaria Estadual de Defesa Civil. Entre as vítimas estão dois técnicos da Defesa Civil do município.

Segundo o secretário estadual da Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, os rios Quitandinha e Piabanha, que chegaram a transbordar, já voltaram ao nível normal. No entanto, com o solo encharcado e previsão de chuva para todo o dia, ele alerta para o risco permanente de desabamentos. Simões recomenda que as pessoas deixem as áreas de risco e se abriguem em local seguro.

"Nosso foco fica voltado para o risco de escorregamento, porque o solo já está saturado [de água da chuva]”, disse o coronel Simões. “Esse risco está potencializado pelo acumulado de chuva, então as pessoas que sabem que vivem em área de risco é importante que saiam temporariamente de suas casas para abrigos da prefeitura ou para casas de parentes fora dessas áreas”, reforçou.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, decretou ponto facultativo nas escolas municipais, que funcionarão como abrigo para receber pessoas nessas situações.

Cerca de 100 bombeiros da cidade do Rio foram enviados a Petrópolis para ajudar nas buscas e salvamentos. Ainda chove na cidade e as equipes da Defesa Civil estão com dificuldade para chegar aos locais atingidos. O bairro de Quintandinha foi um dos mais afetados.

Fonte: Agência Brasil