SPM-Rio participa de Ação da Cidadania para as Mulheres

Ainda seguindo o calendário do Mês da Mulher, quando se é comemorado o Dia Internacional da Mulher (Oito de Março), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro (SPM-Rio), participou do evento Mulher-Poder Público Presente, que aconteceu no Largo da Carioca e reuniu diversas instituições que compõe a Rede Capital de atendimento às mulheres em situações de violência.

A Secretária da SPM Rio, Ana Rocha, esteve no evento, que ocorreu na quinta-feira (14), e destacou a importância da atividade que proporcionou mais conhecimento e informação para as mulheres que se encontram em situação de violência doméstica.

“Este é mais um espaço onde podemos estar presentes, em praça pública, mostrando a essas mulheres que elas não estão sozinhas e que existem diversos serviços públicos aos quais elas podem e deve recorrer. Além disso, esse evento marca o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher” comentou a secretária.

Nas mais de dez tendas montadas no Largo da Carioca cerca de mil mulheres receberam orientação e atendimento sobre seus direitos e sobre serviços para o enfrentamento da violência doméstica e familiar. Além das tendas, um veículo de atendimento itinerante do Ministério Público, da Delegacia de Atendimento às Mulheres (Deam) e da Defensoria Pública também esteve à disposição. O Centro de Atendimento Chiquinha Gonzaga (Ceam), órgão da SPM Rio, atuou em outra tenda instalada no local. Houve distribuição de material informativo sobre o funcionamento e como acessar o centro em caso de sofrimento de violência doméstica.

A atividade também contou com a presença de representantes da Feira das Yabás, as Mães Rainhas, que trouxeram para a Carioca a gastronomia afro-brasileira carioca. Houve, também, exposição de produtos, oficinas e apresentações da Bateria Feminina da Escola de Música Vila Lobos- Fina Batucada; e a cantora lírica, Márcia Brandão.

Dentre as autoridades presentes estavam a Chefe de Polícia Civil do Rio, Martha Rocha; a presidente da Comissão de Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputada Inês Pandelô; Subsecretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Angela Fontes; Coordenadora das Deams do Rio de Janeiro, Márcia Noeli; a Promotora de Justiça e Subcoordenadora de Juizado Especiais Criminais e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Lúcia IIoízio; e a Promotora da Ouvidora do Ministério Público, Georgea Marcovecchio Guerra.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro