Flávio Dino e lideranças comunitárias no assentamento Califórnia

 

Flávio Dino na comunidade
A 15km de Açailândia, o assentamento Califórnia é símbolo das lutas do Movimento Sem Terra no Maranhão. A produção para subsistência da população local é o foco central do trabalho naquela região, que foi visitada no primeiro final de semana do Movimento Diálogos pelo Maranhão.
A reunião de trabalhadores rurais com representantes dos Diálogos aconteceu com a troca de experiências sobre agricultura familiar e reforma agrária no Maranhão. A reivindicação dos moradores do assentamento Califórnia é pelo crescimento da produção agrícola na região. A contrapartida do poder público seria a garantia da comercialização da produção da área.
Morador da região, o professor José Luiz indicou a necessidade de um governo que tenha sensibilidade com as causas camponesas. “Nossa comunidade tem crescido, mas somente a partir de muitas lutas de nossa parte,” relatou.
Para Flávio Dino (PCdoB), a atenção aos produtos do campo e à agricultura familiar deve ser uma das prioridades de um governo preocupado com o desenvolvimento de cada região. “Hoje o governo gasta apenas 0,5% do orçamento com agricultura. Isso é uma total assimetria, já que temos a maior população rural do país,” informou Flávio.
O apoio à comercialização da produção do assentamento Califórnia e de demais comunidades agrícolas do estado seria um passo fundamental para o desenvolvimento regional.
O deputado Bira do Pindaré (PT) lembrou que no Maranhão existem mais de 900 assentamentos que precisam do apoio do poder público no incentivo à produção local. “Aqui, vocês são um símbolo de lutas do povo maranhense. Foi com o esforço de vocês que o assentamento Califórnia se tornou realidade,” frisou.
Crescimento
Júnior, morador do assentamento Califórnia, é advogado. Nascido em Açailândia, se mudou para o assentamento Califórnia aos 13 anos. Adulto, estudou Direito em Imperatriz e voltou para o assentamento para ajudar as causas dos trabalhadores locais.
Durante a reunião, Júnior falou da admiração pela trajetória de Flávio Dino, que conheceu na Universidade. “Estudei alguns textos de autoria de Flávio Dino e desde então o admiro. Acompanhei seu trabalho como juiz e depois como deputado. E estar aqui, aberto para ouvir as nossas dificuldades, mostra que ele realmente valoriza aqueles que lutam por um pedaço de terra para trabalhar,” disse.

Da Redação Vermelho.