Putin organiza reunião extraordinária do Conselho de Segurança 

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, encabeçou nesta sexta-feira (15) uma reunião extraordinária com os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU sobre assuntos econômicos domésticos e sobre a situação no Oriente Médio, segundo fontes do Kremlin.

Durante o encontro operativo foram analisados problemas pontuais de desenvolvimento socioeconômico no país, intercambiados pontos de vista sobre a situação na Síria e sobre a situação geral do processo de paz no Oriente Médio, comunicou à imprensa o porta-voz presidencial Dmitri Peskov.

Segundo a fonte, a análise sobre a região guarda relação em particular com as conversações celebradas nesta quinta-feira (14) entre Putin e o líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas.

Alguns meios de imprensa consideram que o Kremlin vê com preocupação os pronunciamentos dos governos europeus, França entre eles, de apoiar os grupos armados sírios, o que inclui ajuda financeira, logística e em armamentos, inclusive.

Na reunião desta sexta participaram os titulares de ambas as câmaras legislativas, Valentina Matvienko (Senado) e Serguei Naryshkin (Duma); o chefe da administração presidencial Serguei Ivanov, e o secretário do Conselho de Segurança Nikolai Patrushev.

Integram também o Conselho o chanceler Serguei Lavrov, os ministros de Interior, Vladimir Kolokoltsev, e Defensa, Serguei Shoigu, diretor do Serviço Federal de Segurança Alexander Bortnikov.

Assistiram também o diretor do Serviço de Inteligência exterior Mijail Fradkov, e Boris Grizlov, ex-titular da Duma, com o status de membro permanente do organismo do Estado.

Putin convocou a reunião urgente do Conselho de Segurança antes de viajar nesta sexta a São Petersburgo, para o encontro presidencial com seu homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko, e para a sessão do Conselho Supremo do Estado Unificado, projeto impulsionado pelos dois países desde 1999.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Vermelho