Conferência de Desenvolvimento Regional terá vila de produtores 

Produtores e organizações de produtores terão um espaço para exposição e comercialização de suas mercadorias na 1a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional que será realizada de 18 a 22 de março, em Brasília (DF). O Ministério da Integração Nacional disponibilizará, na "Vila Produtiva", dez estandes para exposição de produtos das organizações apoiadas pela Codevasf e pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

Produtos como mel, artesanato regional, farinha de mandioca, pólen e frutas poderão ser encontrados nesse espaço produtivo, além da oportunidade de discutir com os produtores como se dá o processo de produção, beneficiamento e articulação das organizações.

O gerente de negócios, Eloizio Lopes Júnior, da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (AL), Cooperagro, informou que vão expor a farinha de mandioca beneficiada pela Cooperagro, que é o primeiro produto da agricultura familiar lançado pelo Plano Brasil Sem Miséria nas grandes redes de varejo do estado de Alagoas, além de uma linha de biscoitos artesanais produzidos pela Associação de Mulheres de Taquarana (AL).

Francisco Macedo de Amorim, do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco, disse que serão apresentados vinhos e sucos de uvas elaborados pelos produtores da região do Vale do Submédio São Francisco, além de vinhos e sucos de uvas produzidos na Escola do Vinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sertão-PE) com apoio dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia.

Divulgação perfeita

Segundo ele, a iniciativa de se criar um espaço como esse é perfeita para a divulgação da realidade produtiva da região, "além de permitir a divulgação das novidades e mostrar ao país as particularidades da única região de clima tropical semiárido no mundo, com capacidade de produzir uvas durante todo e qualquer dia do ano", acrescentou.

Entre outros produtores, o espaço contará também com mercadorias da Associação dos Pequenos Produtores de Uva de Bebedouro (APPUB) em Petrolina (PE), que produz uva e manga no projeto de irrigação Bebedouro.

Rogério Andrade de Lima, produtor da APPUB, ressaltou a importância do evento e da atuação da Codevasf na região. "Recebemos da Codevasf o apoio na assistência técnica, drenagem, pavimentação asfáltica, máquinas e implementos, manutenção e modernização do sistema de bombeamento d'água e outros", disse.

A 1a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional vai promover um debate de âmbito nacional, do qual resulte princípios e diretrizes para reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério da Integração Regional