Educação ambiental é o foco da ação com os alunos

Alunos da escola Santos do Dumont, no Vale do Amanhecer, em Planaltina, participam do Programa de Consciência Ambiental lançado pela CEB Distribuição (CEB-D).

O Projeto de Educação Ambiental (PEA) com os alunos da unidade de ensino pretende desenvolver a responsabilidade socioambiental. Serão promovidos diversos eventos na escola até janeiro de 2014.

A finalidade é estimular a conscientização de alunos e professores em relação ao meio ambiente. "Também será uma oportunidade de aprender mais sobre a região de Planaltina, que é muito rica, mas que muitos moradores ainda não conhecem", afirmou Olga Santana Sales, gerente de Meio Ambiente da CEB.

O PEA de Planaltina surgiu com base no entendimento da CEB-DF e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) depois da construção da Subestação Vale do Amanhecer – obra que melhorou a qualidade do fornecimento de energia elétrica da região.

"Muitos empreendedores procuram o Ibram apenas para resolver seus problemas de licenciamento, sem se preocupar com a educação ambiental na comunidade. Com a CEB foi diferente, pois a empresa apresentou um projeto realmente direcionado à área", destacou Aline Barreto, do Ibram. "Muita gente critica a necessidade de licença ambiental. Mas, para nós, este é um instrumento eficaz de políticas públicas", completou Olga Santana.

O projeto

O parceiro da CEB para a realização do PEA em Planaltina é o Instituto Sálvia. A ação envolve a capacitação de professores e palestras, além de atividades de campo com os alunos sobre consumo consciente, uso racional de energia, história da região administrativa de Planaltina, coleta seletiva do lixo, visita à Usina do Paranoá, entre outras.

Também foi criado um espaço destinado à leitura, e a escola ainda pretende instalar uma "tenda do saber". Nesse local, os alunos participarão de oficinas de artesanato com papel reciclado e sementes de árvores, desidratação de alimentos, produção de mudas, compostagem, horta caseira e produção de alimentos saudáveis.