José Reinaldo: Sim, as Ilhas Malvinas são argentinas 

"A presidenta da Argentina Cristina Kirchner tem razão, as Ilhas Malvinas são argentinas." Esse foi o tom dado por José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, ao falar sobre a luta no país vizinho e sobre o referendo realizado pelos britânicos nas Ilhas Malvinas, neste domingo (10) e segunda-feira (11), durante mais um "Ponto de Vista".

Ao longo da reflexão, José Reinaldo lembrou que o território das Malvinas foi usurpado pelos colonialistas do Reino Unido e que foi justa a reação da mandatária em relação ao referendo. "É bom que fique claro, o referendo realizado na Argentina foi feito por britânicos e para britânicos, e não por cidadãos argentinos", esclareceu.

Leia mais:
Argentina desqualifica referendo britânico nas Ilhas Malvinas
Argentina considera referendo nas Malvinas manobra midiática
 

Ele informou que a presidenta Kirchner considerou o referendo nada mais que “um tipo de paródia”. O dirigente também destacou que a mandatária reafirmou sua postura diplomática, confirmando sua disposição ao diálogo com o Reino Unido, “que é o único caminho para conseguir uma solução” à disputa.

Em declaração à imprensa, Cristina desqualificou o referendo realizado nas Ilhas, em que há cerca de 2.000 militares. O plebiscito, recordou, é contrário ao recomendado pela ONU, que em mais de 40 resoluções se manifestou pela negociação bilateral entre Londres e Buenos Aires.

José Reinaldo, que também é secretário nacional de Comunicação do PCdoB, frisou que "a rigor, o referendo nas Ilhas Malvinas não significou coisa alguma e nem altera a essência da disputa por soberania e muito menos denega os inquestionáveis direitos da Argentina. E mais, é preciso combater os intentos do Reino Unido de caráter militarista e imperialista numa região estratégica do Atlântico Sul", ressaltou o dirigente comunista.

Ouça a íntegra na Rádio Vermelho: