Inácio Arruda anuncia construção de ‘campus’ em Crateús

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comunicou ao Plenário o início da construção do campus da Universidade Federal do Ceará na cidade de Crateús, região do semiárido cearense. O complexo universitário oferecerá três cursos de engenharia: de minas – o primeiro da região –, ambiental e civil, além dos cursos de sistemas de informação e ciência da computação.

São estimados 1,4 mil alunos e 82 professores universitários. De acordo com o senador, o investimento alcançará R$ 31,2 milhões, dos quais quase quatro milhões serão destinados à assistência estudantil.

Para o senador, essa expansão da rede de ensino em Crateús seria o “primeiro degrau da expansão econômica” da região, porque traz empregos e mais qualificação da mão de obra. Ele assinala que está sendo formado um polo de educação superior no semiárido cearense, já que na cidade de quase 80 mil habitantes estão presentes o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Universidade Estadual do Ceará.

"A educação deve contribuir para a evolução da consciência política do nosso povo, e em particular da classe trabalhadora. Precisamos de cidadãos preparados científica e tecnologicamente, com visão de mundo democrática e participativa", afirmou.

Inácio Aruda lembrou que o Brasil tem, em média, dez alunos cursando o ensino superior por 10 mil habitantes e lamentou que no Ceará esta média caia pela metade: 5,7 estudantes para 10 mil habitantes.

Pacto Federativo

Inácio Arruda também ressaltou a importância de reunião ocorrida no Congresso, em que os governadores apresentaram ao Parlamento uma pauta de reivindicações para fortalecer os estados. "Os governadores pedem ajuste na distribuição dos recursos federais, que são meios para elevar a qualidade de vida do povo", afirmou.

Investimentos para esporte no Ceará

Ainda nesta terça-feira, o senador Inácio Arruda reuniu-se com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para solicitar a realização de obras e ampliação de Programas da pasta nos municípios de Fortaleza, Sobral e Juazeiro. Participaram da audiência o deputado federal, Chico Lopes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macêdo e a secretária de Esporte de Sobral, Shelda Bedê.

Para atender os 139.711 alunos da rede pública, o município de Fortaleza possui apenas 25 núcleos do Programa Segundo Tempo na Escola. “Nosso município é de grande porte e necessita da ampliação do programa. Estamos preparados para a contrapartida, mas precisamos do apoio do Ministério”, justificou o prefeito Roberto Cláudio.

Sobral e Juazeiro solicitaram a ampliação de Projetos para a formação de atletas. “Já estamos na terceira etapa da construção da nossa Vila Olímpica. Temos dois prédios com salas de aula, piscinas e plataformas de salto, arquibancadas e campo de futebol e pista de atletismo num terreno de aproximadamente 60 mil m². Para que o projeto original seja concluído, falta apenas a construção de um ginásio poliesportivo e um refeitório”, solicitou o prefeito Clodoveu Arruda.

Na oportunidade, o ministro informou que viajará à Fortaleza, nesta quinta (14), para o encontro de alinhamento e integração dos Planos Operacionais da Copa das Confederações da FIFA 2013. O objetivo é discutir detalhes da operacionalização das áreas de Segurança, Coleta e Controle de Ingressos, Aeroportos, Transporte e Mobilidade, Acomodação e Receptivo Turístico, Telecomunicações, Energia, Vigilância Sanitária, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação e Voluntariado, permitindo maior integração entre as equipes responsáveis por questões consideradas cruciais para o êxito do megaevento.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)