Seminário denuncia ações do PSDB contrárias à redução da energia

Integrantes da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia e a bancada dos deputados do PT de São Paulo organizam um seminário para discutir a Política Energética para o estado no próximo dia 14 de março, Dia internacional de luta contra as barragens. O evento acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e a abertura está prevista para as 9 horas.

O evento vai enfatizar a má qualidade dos serviços da energia, além de trazer a discussão sobre a Medida Provisória 579 do Governo Federal, que reduziu em 18% o preço da energia para os consumidores residenciais. Os governos estaduais do PSDB em São Paulo, Minas Gerais e Paraná não aceitaram renovar as concessões das estatais do setor elétrico, impedindo uma maior redução das tarifas. Isso também será tratado nos debates pelas organizações sociais,sindicais e partidos, que criticam a atuação destes governos.

O Seminário faz parte da programação do 1º Encontro estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que acontecerá entre os dias 13 a 15 de março, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema.

Além disso, o MAB estará realizando ações no dia 14 de março, Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida em diversos estados do país.

Redução da tarifa de energia

No final de janeiro a presidenta Dilma Rousseff anunciou a redução de 18% nas tarifas de energia para consumidores residenciais com a renovação das concessões das empresas estatais de energia – Eletrobrás, Furnas, Chef, Eletronorte, Eletrosul e Itaipu – que estão repassando a energia para o consumidor por um preço menor.

A Eletrobrás, por exemplo, vendia a energia de suas usinas a 10 centavos/KWh e, depois da medida, passa a vender por 3 centavos/KWh, a menor tarifa do país. Entretanto, os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Antônio Anastasia (Minas Gerais) e Beto Richa (Paraná) não aceitaram a renovação das concessões da CESP, CEMIG e COPEL, respectivamente, e impediram uma diminuição ainda maior do preço da energia.

“O boicote desses governadores evidencia a disposição do PSDB em privatizar o setor elétrico, o que piora a qualidade dos serviços e precariza as condições dos trabalhadores do setor, como já foi provado em todos os casos de privatização das estatais”, explica Louise Lobler, coordenadora estadual do MAB.

Serviço:
O que: Seminário sobre a Política Energética para o estado de São Paulo
Data: 14 de março, 9 horas
Local: Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp), Auditório Paulo Kobayashi, Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera

Fonte: Movimento dos Atingidos por Barragem