China não vai adotar modelo político ocidental

As sessões da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC) foram concluídas nesta terça-feira (12) com apelos para respaldar a liderança do Partido Comunista, melhorar o sistema de cooperação multipartidário e impulsionar o desenvolvimento político com características chinesas.

Yu Zhengsheng, presidente do 12º Comitê Nacional da CCPPC, sublinhou a importância de não copiar, sob nenhuma circunstância, sistemas políticos ocidentais.

O novo dirigente do organismo, que é integrado por representantes de vários partidos políticos e pessoas sem filiação partidária, assim como personalidades de todos os setores da vida nacional, foi eleito na segunda-feira (11).

Yu Zhengsheng, de 67 anos, é engenheiro, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Partido Comunista da China (PCCh), tem uma longa carreira política. Ele destacou em seu discurso de encerramento a necesidade de sempre aderir à “correta orientação política” e de fortalecer as bases ideológicas e políticas da CCPPC.

O dirigente conclamou os integrantes da Conferência a estudar os princípios orientadores do 18º Congresso do PCCh realizado em novembro do ano passado, cuja implementação é a principal tarefa política desse organismo consultivo.

Yu propôs igualmente promover a democracia consultiva, que, segundo explicou, é uma exigência intrínseca da democracia socialista. Temos que fazer um plano para desenvolver a democracia consultiva da CCPPC no contexto dos preceitos de construir uma democracia socialista, agregou.

A reunião da CCPPC debateu também temas relacionados com o meio ambiente.

Com Prensa Latina