Maduro assume oficialmente como “presidente encarregado”

Depois da realização das cerimônias fúnebres de Estado do líder venezuelano Hugo Chávez, o vice-presidente executivo Nicolás Maduro será empossado como “presidente encarregado” da Venezuela. Foi o que informou nesta quinta-feira (7) o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, que explicou que Maduro convocará eleições para os próximos 30 dias.

Durante uma sessão do Parlamento que se realizará nesta sexta (8) no salão de honra da Academia Militar de Fuerte Tiuna, se fará a investidura temporária de Nicolás Maduro, segundo o previsto no artigo 233 da Constituição da República Bolivariana da Venezuela, assinalou Cabello.

Segundo ele, quando se produz a falta absoluta do presidente da República durante os primeiros quatro anos do período constitucional, se procederá a uma nova eleição universal e direta dentro dos trinta dias consecutivos seguintes. Enquanto se elege e toma posse o novo presidente, o vice-presidente executivo se encarregará da Presidência.

Cabello disse ainda que o presidente da Assembleia Nacional só assumiria, segundo a Constituição, caso a vacância absoluta tivesse ocorrido antes da posse do presidente.

Com informações da Agência Venezuelana de Notícias