Comunistas ressaltam papel das mulheres do Araguaia

Durante audiência pública da Comissão da Verdade “Rubens Paiva” da Assembleia Legislativa de São Paulo, os dirigentes comunistas enalteceram o papel das combatentes que participaram da Guerrilha do Araguaia.

Suposto corpo da guerrilheira Maria Lúcia Petit

A audiência foi convocada para ouvir familiares e militantes que atuaram com de Helenira Rezende de Souza Nazareth, Luisa Augusta Garlippe, Maria Lúcia Petit da Silva e Suely Yumiko Kanayama.

Logo no início da atividade, o gesto de militantes da União da Juventude Socialista, de colocar na palavras de ordem na mesa que dirigiu os trabalhos, resgatou o papel das guerrilherias no processo de consolidação da democracia dos dias atuais.

“A presença de gerações futuras é um sinal de que a luta dos nossos companheiros do Araguaia seguirá a diante. A presença delas é o reconhecimento da história do nosso país”, disse Orlando, em referência às militantes da União da Juventude Socialista.

Para Jamil Murad, as mulheres do Araguaia são heroínas do povo brasileiro, não são apenas heroínas do PCdoB. “Elas doaram a sua vida, eram jovens inteligentes que dedicaram a sua vida em busca da democracia. Não adiantou eliminar a vida delas e a vida dos outros guerrilheiros, porque nós obtivemos a vitória e mais do que isso, uma companheira que também foi guerrilheira hoje é a presidenta do Brasil”, resgatou o presidente do PCdoB municipal.

Segundo Jamil, esses exemplos demonstram que o povo brasileiro jamais vai se dobrar à tirania, à opressão e à ditadura e sempre vai buscar o caminho da solidariedade e em busca de uma sociedade melhor. “As conquistas históricas fazem parte da luta do Araguaia e de outros embates que o povo brasileiro travou”, falou.

A deputada Leci Brandão que na época da ditadura entoava letras de músicas com palavras de ordem a favor do povo pobre, das mulheres e dos negros, relatou que suas músicas chegaram a ser censuradas.

“Dá para entender porque eu resolvi me filiar ao PCdoB, porque eu sempre participei como cidadã dos palanques de esquerda, sempre participei de campanhas, como as Diretas, lutas da mulheres e dos negros”.

O deputado Alcides Amazonas reforçou a homenagem e a importância do processo de investigação. “Resgatar a nosssa história é aprofundar as lutas pelas mudanças que estão ocorrendo no Brasil”, reafirmou.

Participaram também da audiência os membros da Fundação Maurício Grabois, dirigentes do comitê municipal do PCdoB e integrantes que atuam como colaboradores da Comissão Nacional da Verdade.

De São Paulo,
Ana Flávia Marx