Carrion participa de reunião da UPM em Buenos Aires

O líder do PCdoB na Assembleia, deputado Raul Carrion, participou da reunião da UPM (União de Parlamentares Sul-Americanos), que ocorreu na quinta-feira e sexta-feira em Buenos Aires.

Mais de cem pessoas, entre legisladores e representantes dos países membros do Mercosul, lotaram o Auditório do Banco da Província de Buenos Aires onde foi realizada a reunião da diretoria da entidade e foram definidas as ações que serão desenvolvidas este ano. O evento reuniu delegações da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, países membros do Mercosul, além do Chile.

Da Assembleia gaúcha participaram os deputados Miki Breier (PSB), que tomou posse como presidente da entidade, e os deputados Frederico Antunes (PP), Álvaro Boessio (PMDB), Jurandir Maciel (PTB), Alexandre Postal (PMDB) e Gilberto Capoani (PMDB).

Entre as deliberações da entidade, estão a de enviar uma mensagem ao povo de Santa Maria em função da tragédia acontecida em 27 de janeiro de 2013.  Também foi decidido incluir nas discussões da entidade o Mercosul Cidadão. Para efetivar a medida, será realizado em agosto próximo, um seminário em Chapecó, Santa Catarina. Carrion também convidou a entidade para audiência pública da Frente Parlamentar das Ferrovias, em 12 de abril, que discutirá a interligação Norte Sul, Pacífico Atlântida, via ferrovias de ligação do Mercosul.

Carrion também formalizou convite para o Fórum pela Paz na Colômbia, que se realizará em Porto Alegre, de 24 e 26 de maio. O parlamentar comunista também entregou aos membros da UPM a Carta de Porto Alegre do Fórum Social Mundial Palestina Livre.

Durante o encontro, também foi aprovado um encontro na Argentina para debater a luta pela soberania das Malvinas, último enclave colonialista na América Latina. Fruto de amplo debate foi constituído o Fórum do Corredor Bioceânico Central, formado por Uruguai, Chile, Argentina e Brasil, e escolhido o deputado Carrion para representar o Brasil no Fórum.

De Porto Alegre,

Isabela Soares