Trabalhadoras rurais ocupam fazenda de Kátia Abreu no Tocantins

Cerca de 500 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) sabotaram nesta manhã (7) pela manhã um canteiro de mudas de eucalipto na sede da fazenda Aliança, de propriedade da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) no município de Aliança, no Tocantins, próximo da Rodovia Belém–Brasília.


foto: divulgação MST

Nesse momento, a rodovia esta interditada dos dois lados pelas camponesas. A ação das mulheres do MST já faz parte da mobilização em torno do Dia Internacional da Mulher, o Oito de Março, cujo lema do movimento neste ano é "Mulheres Sem Terra na Luta contra o Capital e pela Soberania dos Povos!"

A senadora Kátia Abreu tem relação direita com o agronegócio e tem uma postura pouco favorável à reforma agrária. O MST acusa a senadora de cometer crimes ambientais em suas fazendas. 

“A ruralista e senadora Kátia Abreu é símbolo do agronegócio e dos interesses da elite agrária do Brasil, além de ser contra a reforma agrária e cometer crimes ambientais em suas fazendas por isso estamos realizando esse ato político e simbólico em sua propriedade”, afirma a dirigente do MST de Tocantins, Mariana Silva.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Tocantins, a fazenda Aliança da senadora ocupada pelas mulheres sem-terra nessa manhã foi embargada em duas situações, no ano de 2011 e 2012, por desmatamento e derrubamento de árvores ou demais formas de vegetação natural em área considerada de preservação permanente.

Ademais, o Estado de Tocantins é exemplo da disparidade entre o montante de verba recebida pela agricultura camponesa e o agronegócio. Para 2012-2015 está proposta uma aplicação de R$ 1.483.720.647,00 pelo governo tocantinense no programa de Infraestrutura Hídrica para Irrigação e Usos Múltiplos, programa que se propõe a implantar grandes projetos hidroagrícolas no Estado.

Por outro lado o programa agricultura familiar, que agrega todas as ações voltadas à agricultura familiar possui apenas R$ 154.087.056,00, aproximadamente 10% do recurso destinado aos
grandes projetos hidroagrícolas.

No entanto, a agricultura familiar que ocupa apenas 18,8% das terras do Tocantins é a principal responsável pelo fornecimento de alimentos básicos para a população do Estado, produzindo 91% do feijão de corda, 84% da mandioca, 62% do leite e derivados, 62% do feijão, 59% dos suínos, 50% do milho, 48%das aves e 38% do arroz.

Há atualmente no Tocantins 366 Projetos de Assentamento Rural da reforma agrária, o que representa 1.216.001,4207 ha, onde estão assentadas 23.172 famílias. Porém, segundo o Plano Regional do Incra-TO, a demanda potencial (quantidade de famílias que necessitam ser assentadas ou regularizadas) no Estado é de 73.327.

Fonte: MST no Tocantins