Emdec celebra Dia da Mulher com homenagens, palestras e poesia

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) homenageia suas 167 funcionárias, 27 estagiárias e 30 patrulheiras nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. As trabalhadoras terceirizadas também serão contempladas.

Às 8h30, após exposição do secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi, o Grêmio Recreativo da Emdec (Gremdec) oferecerá um café da manhã para as colaboradoras na sede da empresa. Às 9h, este primeiro grupo será conduzido ao Shopping Prado, onde assistirá ao filme “O Quarteto”, dirigido por Dustin Hoffman.

Após o almoço, às 13h, um segundo grupo irá ao cinema, com homenagem às 16h30, no café da tarde. As gerências de Educação e Cidadania e de Recursos Humanos da Emdec também definiram a programação para a próxima semana.

Na segunda-feira, o ginecologista Odair Albano, doutor pela Unicamp e administrador de gestão de saúde pela FGV-SP, apresentará a palestra “Sexualidade na Vida da Mulher”, para funcionárias da empresa.

Na manhã da terça-feira, dia 12, representantes da Porto Seguro oferecerão às colaboradoras o “Curso de Pilotagem Segura para Motociclistas”, com Carlos Amaral, instrutor de pilotagem defensiva certificado pelo Detran.

Já na quarta-feira, dia 13, no período da tarde, Raimunda Gomes (Doquinha), da Secretaria da Mulher da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), ministrará na Emdec a palestra “Desafios da Mulher Contemporânea”.

Público externo

A Emdec também vai beneficiar a comunidade nas ações pelo Dia Internacional da Mulher. No sábado, dia 16 de março, o Departamento de Inspeção Veicular (DIV), localizado à Av. John Boyd Dunlop, 8.050, Jd. Satélite Iris, oferecerá inspeção gratuita para mulheres, das 9h às 16h.

O objetivo é que esse laudo de inspeção seja posteriormente levado a mecânicos de confiança, incentivando a manutenção preventiva do veículo. A ação beneficiará especialmente as motoristas da região do Campo Grande. A inspeção veicular para mulheres também será oferecida na Bono Veículos, no Campinas Shopping, em data a confirmar.

Nos dois eventos, a equipe da Gerência de Educação e Cidadania passará orientações de segurança às condutoras.

Poesia

Artistas do Portal do Poeta Brasileiro (www.poetasbrasileiros.com.br) declamarão poesias – algumas inspiradas especialmente pela ocasião – tanto para as funcionárias da Emdec, na sede da empresa, quanto em intervenções nos terminais de ônibus da cidade. Também serão afixados cartazes com homenagens dos poetas em 600 ônibus da frota do Sistema InterCamp, a exemplo desta, de Luciana Dimarzio:

Mulher…
Às vezes
grande lagoa
outras tantas
simples ribeirão
Às vezes
chuva fina
outras tantas
tempestade com trovão
Mas nunca água represada…

De Campinas, com inforações da Assessoria de Imprensa da Emdec.