Inácio pede socorro para regiões atingidas pela seca no Nordeste

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) pediu ajuda, nesta terça-feira (5), para os municípios nordestinos mais atingidos pela estiagem que se arrasta há mais de um ano na região. Ele, que foi eleito no mesmo dia vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, acredita que a sua participação na Comissão contribuirá para o avanço nos projetos relacionados ao Desenvolvimento do Nordeste.

No Ceará, a região do Sertão de Crateús é uma das áreas mais atingidas pela estiagem que se alastrou por todo o Nordeste. Mesmo assim, lamentou o senador, a construção de uma barragem naquela área está atrasada em três anos.

Ele informou que a barragem foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2010, mas, até agora, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) não conseguiu licitar a obra, devido à burocracia.

“Precisamos de mais velocidade nas respostas contra a seca. A região de Crateús esta na iminência de ter um colapso de abastecimento. É preciso mais agilidade nos empreendimentos públicos na região”, ressaltou.

Papel estratégico

Sobre a sua atuação na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, ele destaca que “a CDR cumpre um papel estratégico na determinação de ações relacionadas ao desenvolvimento do Brasil, do Nordeste e, consequentemente, do Ceará. Vale salientar, que as ações ali desenvolvidas também cumprem a função de reduzir as desigualdades regionais”, destaca Inácio.

As atribuições da Comissão tratam de assuntos referentes às desigualdades regionais e às políticas de desenvolvimento regional, dos Estados e dos Municípios, com foco na integração regional. Além disso, debate proposições que tratem de assuntos referentes ao turismo.

A CDR, que terá como presidente, no biênio 2013/2014, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), agrega as Subcomissões Permanentes do Desenvolvimento do Nordeste, Amazônia e da região Sul, além da subcomissão temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016.

Da Redação em Brasília
Com agências