Eleições no Quênia: Ban Ki-Moon pede calma e manutenção da paz

O secretário geral da ONU Ban Ki-Moon pediu, nesta terça-feira (5), para que os quenianos continuem calmos e pacíficos, e para dar uma conclusão credível às eleições presidenciais, enquanto esperam a contagem dos votos. Em 2007 o país enfrentou uma grave onda de violência no mesmo evento.  

“Fui encorajado até agora pelo processo amplamente pacífico e ordenado, apesar de alguns incidentes de violência e alguns problemas técnicos,” Ban disse a alguns jornalistas, ao notar um “grande número” de votantes nas eleições realizadas nesta segunda-feira (4). 

O secretário geral pediu aos que votaram, assim como aos candidatos, líderes políticos e seus apoiadores, para “manter a mesma calma e paciência, para permitir que a comissão eleitoral complete sua contagem de votos, e que evitem qualquer pronunciamento que poderia prejudicar a autoridade [da comissão] ou causar tensão.”

Há informações de que milhares de pessoas compareceram aos colégios eleitorais nesta segunda, na primeira eleição presidencial desde 2007, quando protestos e confrontos se seguiram após a reeleição do presidente Mwai Kibaki; mais de 1.100 quenianos morreram e 3.500 ficaram feridos.

Observadores internacionais e ativistas pelos direitos humanos mostraram-se preocupados com o risco de violência, inclusive com a perseguição deliberada a civis devido às suas filiações políticas ou identidades étnicas.

O presidente que termina o seu mandato neste ano, Mwai Kibaki, também pediu paz para as eleições, assim como os dois atuais rivais, o primeiro-ministro Raila Odinga e o vice-primeiro ministro Uhuru Kenyatta.

Enquanto isso, o Tribunal Penal Internacional programa os julgamentos de Uhuru Kenyatta, William Ruto, Francis Muthaura e Joshua Sang por incitação, organização ou envolvimento nos confrontos e ondas de violência de 2007.

A promotora Fatou Bensouda, do TPI, concordou com o início dos julgamentos marcado para agosto, o que pressupõe um adiamento de 6 meses, para que a defesa tenha mais tempo para se preparar depois de receber novos documentos.

Com All Africa,
Da Redação do Vermelho