Fórum da ONU sobre o status da mulher tem início nesta segunda

Mulheres de todo o mundo iniciarão nesta segunda-feira (04), na sede da ONU em Nova York, duas semanas de trabalho da 57º sessão da Comissão da ONU sobre o Status da Mulher. O tema central das discussões trata sobre a “Eliminação e prevenção de todas as formas de violência contra as mulheres e as meninas.”

Michelle Bachelet, diretora da ONU-Mulher - ONU

Estima-se que 7 em cada 10 mulheres em todo o mundo sofrem maus tratos, violações, abusos e mutilações ao longo da vida.

Segundo a agência ONU-Mulher, chefiada pela ex-presidenta chilena Michelle Bachelet, este problema é universal e prevalece em todos os países, embora constitua uma flagrante violação dos direitos humanos. O fórum durará até o próximo dia 15 de março, e também tratará da igualde de responsabilidades entre as mulheres e os homens com respeito ao vírus HIV-Aids.

Ainda, trabalhará na identificação das questões relacionadas com a igualdade de gênero no âmbito do programa de desenvolvimento da ONU (PNUD) para o período posterior a 2015, ano em que se conclui o prazo estabelecido para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A lista de temas a discutir durante as duas semanas de trabalho inclui a análise das estratégias parlamentares para abordar a violência contra as mulheres e meninas e as vias para o avanço do empoderamento feminino.

Também serão abordados os problemas das agressões contra as mulheres com deficiências e as trabalhadoras domésticas, assim como os assassinatos de mulheres por motivos de gênero, inclusive o femicídio.

A Comissão da ONU sobre o Status da Mulher é integrada por representantes de 41 países, entre eles o Brasil, Granada, Peru, Uruguai, República Dominicana e Venezuela pela América Latina e pelo Caribe.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Vermelho