ONS: reservatórios terão 54% da capacidade no fim de março 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que o nível de armazenamento dos reservatórios hidrelétricos do subsistema Sudeste-Centro-Oeste alcance 54,2% no fim de março. O volume atual de estoque nos lagos da região, que concentra 70% da capacidade de armazenamento do país, é de 45,1%. 

Apesar da melhora do cenário em relação ao início do ano, a projeção do ONS ainda está abaixo do ideal para o penúltimo mês do período úmido. No fim de março do ano passado, os reservatórios do Sudeste-Centro-Oeste registravam 78,5% de armazenamento.

De acordo com o mais recente relatório semanal divulgado pelo ONS, os reservatórios do Nordeste, que estão em situação mais crítica, continuarão registrando queda. A expectativa é que o nível de acumulação, atualmente de 41,6%, recue para 41,1% no fim de março. Em 31 de março de 2012, os reservatórios do Nordeste apresentavam nível de estoque de 82,1%.

Para a região Sul, a expectativa do ONS é que os reservatórios das hidrelétricas alcancem nível de acumulação de 48,4% no fim de março. O montante é superior ao observado no mesmo período do ano passado, de 34,6%. Os lagos da região estão com nível de armazenamento de 42,9% atualmente. Para a região Norte, a previsão é que os reservatórios alcancem índice de 97,7% no fim de março, praticamente o mesmo registrado em igual periodo de 2012 (98,9%). 

Fonte: Valor Econômico