Acidente com lançador de satélites preocupa setor espacial russo

Embora causa permaneça incerta, causa de acidente com foguete transportador russo-ucraniano preocupa especialistas quanto ao futuro da indústria espacial nacional.  Analistas consideram que motores não são tão confiáveis quanto eram na época soviética. Artigo de Andrêi Lvov, na Gazeta Russa.

No início de fevereiro, o foguete transportador russo-ucraniano Zenit com satélite de comunicação holandês da família Intelsat-27, lançado a partir da plataforma flutuante Sea Launch, caiu no Oceano Pacífico devido a uma falha no motor do primeiro estágio.

Criada em 1995, a Sea Launch é uma empresa de foguetes que opera a partir de uma plataforma de petróleo convertida no Oceano Pacífico. Embora tenha sede em Berna, na Suíça, a plataforma e o navio de comando da Sea Launch estão situados em Long Beach, na Califórnia. A empresa pertence ao consórcio Sea Launch Company (SLC), cuja liderança está nas mãos da Enérguia, com 95% das ações. Por esse motivo, cada falha no lançamento prejudica a imagem dos veículos nacionais.

“O motor se desligou aos 49 segundos de voo. Estamos apurando as causas do acidente”, declarou o diretor da Corporação de Foguetes Espaciais Enérguia, Vitáli Lopota.

“Estamos muito decepcionados com o acontecido e pedimos desculpas aos nossos clientes da empresa Intelsat. Faremos o possível para nos recuperar desse acidente inesperado”, completou Kjell Karlsen, presidente da empresa Sea Launch.

Esse foi o quinto lançamento falhado do foguete transportador Zenit desde 2000. Mas a situação complica ainda mais pelo fato de o motor RD-171M, usado no primeiro estágio, ter sido fabricado pela empresa russa Energomach, motivo pelo qual a agência espacial russa (Roscosmos) está tentando eximir o lado russo de culpa pela falha.

“Uma análise rápida dos dados de telemetria permite afirmar que a unidade de propulsão do primeiro estágio e o sistema de controle do veículo estavam funcionando bem”, declarou a Roscosmos em um comunicado oficial.

No entanto, uma fonte da Roscosmos contatada pela agência de notícias Interfax contestou essa informação, afirmando que o foguete Zenit se tornou incontrolável logo após ser lançado. “O sistema de controle do bocal falhou antes de o veículo se desprender da rampa de lançamento.”

A causa do acidente pode ter sido, portanto, a baixa qualidade do motor ou do sistema de controle digital russo Biser-3.

Outra fonte citada pela Interfax sugeriu também que o mar estava muito bravo na hora de lançar o foguete e poderia ter desestabilizado seus sistemas de controle.

“Uma vez que o mar estava bravo qual era a necessidade de lançar o foguete?”, questiona o presidente da Federação de Cosmonáutica de São Petersburgo, Oleg Mukhin. “Acho que as causas são outras e não têm a ver com as condições no oceano.”

Os últimos acontecimentos envolvendo a indústria espacial russa nos últimos tempos têm gerado um forte impacto negativo sobre todo o setor espacial nacional. “Acidentes como esses eram comuns no início da era espacial quando os primeiros foguetes estavam sendo testados”, afirma o diretor do Instituto de Política Espacial, Ivan Moiseev.

“Desaprendemos a construir foguetes. Se tais acidentes ocorrem agora, muitos anos depois de termos ensaiado e verificado tudo, o problema é muito grave”, arremata Moiseev.