Matões: 30 escolas em tempo integral

 

 O município de Matões, a 463 km de São Luís, foi citado como exemplo de gestão escolar durante o discurso do deputado estadual Rubens Pereira Jr nesta manhã (20), na Assembleia Legislativa. A partir de março, 25 escolas da zona rural e 5 da zona urbana iniciarão, em caráter experimental, regime de tempo integral que beneficiará mais de 5.000 crianças e adolescentes.

Amparada pelo programa do governo federal Mais Educação (PME), a iniciativa da prefeita de Matões, Suely Silva, tem como objetivo assistir integralmente as necessidades básicas e educacionais dos alunos do município. “Com a educação integral, os alunos passarão 7h na escola, com direito a lanches, almoço e terão a oportunidade de reforçar o aprendizado obtido em sala de aula”, afirma a prefeita Suely.

Além do acompanhamento pedagógico, os alunos poderão participar durante o contra turno, de atividades esportivas como o futebol, capoeira, jogos educativos e de socialização. “Atividades relacionadas ao meio ambiente, esporte, lazer, cultura e direitos humanos são importantes para o desenvolvimento dos nossos alunos. O projeto viabilizará a formação social de cidadãos e esse é um dos nossos principais papéis como gestores da educação”, afirma Gabriel Tenório, secretário de educação do município.

Em seu discurso na tribuna da Assembleia, o deputado estadual Rubens Jr. enfatizou que iniciativas como essa devem servir de exemplo para os gestores. “Matões é o 50º em população no estado e tem avançado na educação. Infelizmente não podemos dizer o mesmo do governo do estado que, por falta de políticas públicas e de projetos de educação profissionalizante, não capacita, nem prepara o aluno para o ENEM, muito menos para o mercado de trabalho”, conclui o deputado Rubens Jr.

Fonte: Gabinete Deputado Estadual Rubens Pereira Jr.