Jogos Indígenas em Cuiabá garantem integração com meio ambiente

Com a meta de assegurar a todos os atletas participantes e aos visitantes a plena integração com o meio ambiente, a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas já tem lugar definido para sua realização. O evento, que acontece a cada dois anos e deverá ser disputado em agosto deste ano, terá como palco o Jardim Botânico, na comunidade Sucuri, em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Jogos Indígenas em Cuiabá garantem integração com meio ambiente - Ministério do Esporte

A proposta para a edição de 2013 é reunir mais de 1.400 atletas indígenas, representantes de cerca de 40 etnias nacionais. As delegações disputarão dez modalidades esportivas e tradicionais presentes no cotidiano das aldeias. Arco e flecha, corrida de tora, natação, canoagem e arremesso de lanças são algumas delas.

“Trata-se de uma tradição iniciada por nossos ancestrais, transmitida e atualizada de geração em geração, respeitando os valores e adquirindo o dom da partilha do reencontro entre parentes”, definiu o coordenador de Cultura e Esporte Tradicional Indígena, Carlos Terena.

Terena disse ainda que “a estrutura escolhida é bastante adequada”. Para ele, Mato Grosso é um celeiro de diversidade cultural indígena que merece ser aproveitado. “Aqui é propício para os Jogos, pois pouca gente conhece essa diversidade e o evento se propõe a mostrar a essência da cultura étnica”, afirmou.

Os Jogos Indígenas são organizados pelo Comitê Intertribal Indígena, Ministério do Esporte, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), Prefeitura Municipal de Cuiabá e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Da redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte