Comissão da Verdade de SP trata do caso de Fernando Santa Cruz

A luta da mãe de Fernando Santa Cruz, dona Elzita, que há mais de 40 anos busca informações sobre o desaparecimento do líder estudantil Fernando, é tratada no livro Onde está meu filho?, que será lançado nesta quarta-feira (20), durante audiência pública, organizada pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, a partir das 14h, no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa.  

O livro, organizado por Chico de Assis, Cristina Tavares, Jodeval Duarte, Gilvandro Filho, Glória Brandão e Nagib Jorge Neto, é editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e relata a luta desesperada da família de Fernando por informações. 

A audiência sobre o sequestro e desaparecimento de Fernando Santa Cruz terá a participação de Manoel Moraes de Almeida, relator da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, de Pernambuco. Entre as testemunhas estarão Rosalina e Marcelo Santa Cruz, irmãos de Fernando.

A Comissão da Verdade de São Paulo requereu um pedido de retratação simbólica por parte da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos – Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), onde Fernando foi funcionário. Na sua ficha de registro consta que ele foi dispensado por justa causa por abandono de emprego, no dia 5 de setembro de 1974.

A comissão requer a substituição da causa da dispensa para que conste que ele foi "vítima de sequestro e desaparecimento forçado por agentes do Estado, conforme reconhecido pela Lei Federal 9.140, de 1995". Aconteceu num sábado de Carnaval, 23 de fevereiro de 1974. O pernambucano Fernando Santa Cruz estava no Rio de Janeiro. Saindo da casa de seus pais, disse que se não voltasse até as 18h, certamente teria sido preso. Fernando nunca mais voltou.

Fonte: Assessoria de comunicação do deputado Adriano Diogo (PT-SP).