Secopa leva projeto esportivo e educacional para Juazeiro (BA)

Em Juazeiro, cidade administrada pelo prefeito reeleito Isaac Carvalho (PCdoB), a Escola Municipal Argemiro José da Cruz foi selecionada para receber em abril deste ano, o projeto Copa nas Escolas. A iniciativa é realizada através de parceria entre a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo Brasil 2014 (Secopa) e a UNEB (Universidade Estadual da Bahia), e conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (18), em uma reunião na Secretaria Municipal de Educação e Esportes. De acordo com a previsão feita, a unidade educacional de Juazeiro está entre as 50 escolas contempladas de 16 municípios baianos. O projeto é responsável por atender 60 alunos por escola e trabalha os eixos Educação, Esporte e Cultura; Direitos Humanos e Cidadania; Meio Ambiente e Saúde.

Na ocasião, o secretário de Esporte de Juazeiro, Clériston Andrade, agradeceu por mais uma parceria com a Secopa e relembrou outras iniciativas ligadas a Copa do Mundo de 2014 realizadas no município, a exemplo do Seminário de Interiorização da Copa 2014 na Bahia e da Arena Mult Esportes. “Além disso, mantemos uma boa relação com o secretário da Secopa, Ney Campelo, que foi nosso consultor por dois anos e sempre prestigia nosso município com ações importantes como essa”, destacou.

O Copa nas Escolas deverá acontecer entre os 08 a 22 de março na cidade e, nesse período, realizar palestras com temas voltados à prática de esportes, planejamento e qualidade de vida; torneios de futebol, basquetebol, voleibol e demais modalidades desportivas; oficinas lúdicas e interdisciplinares, além de rodas de cultura sobre história da Bahia e Turismo.

Projeto

O projeto Copa nas Escolas é uma ação do Programa da Secopa “Legados Sociais para a Copa 2014 na Bahia” e tem como objetivo inserir as escolas públicas baianas no contexto do evento mundial. Representa, além do legado, um compromisso social da Copa do Mundo Brasil 2014, que espera que a iniciativa apresente como resultados a mobilização social, a cultura através do esporte e a aprendizagem significativa da comunidade escolar.

A ideia também é gerar uma agenda positiva para falar do esporte na escola e da atividade física com o foco na mudança social, cuja missão é o fortalecimento dos direitos humanos, sustentabilidade, meio ambiente, cultura, educação e saúde de crianças e jovens.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro