Flávio Dino: Copa do Mundo e Turismo em São Luís

O presidente da Embrartur, Flávio Dino (PCdoB/MA), foi entrevistado pelo Blog do Zeca Soares sobre probabilidade de crescimento turístico do Maranhão com a Copa do Mundo. Dino explicou que recebeu com alegria a indicação de São Luís pela Fifa para Centro de Treinamento de Seleções na Copa de 2014 no Brasil. 

Ele garante que está à disposição como membro do governo Federal para ajudar o governo do Estado, a prefeitura de São Luís e o trade turístico no que for necessário.

Leia a entrevista na íntegra:

Como você vê a indicação de São Luís pela Fifa para ser um Centro de Treinamento de Seleções na Copa do Mundo?

Flávio Dino – Com grande alegria. Na função de presidente da Embratur, tenho sempre destacado a oportunidade histórica que os megaeventos representam para o país. Além dos ganhos imediatos de investimentos em infraestratura e aumento da entrada de divisas pelo turismo, os megaeventos vão atualizar a imagem que o mundo tem do Brasil, estimulando novos estrangeiros a nos visitar. Isso ocorre por um motivo: os milhares de jornalistas que aqui desembarcarão vão realizar reportagens sobre os megaeventos, mas também sobre os hábitos e costumes das cidades que os sediarão. Infelizmente, a nossa São Luís não havia conseguido sediar jogos. Agora conseguiu entrar em uma seleta lista de 70 cidades brasileiras que têm o direito de disputar a recepção de seleções durante o período de treinamento.

O que a cidade pode ganhar se de fato vier a receber uma Seleção na Copa de 2014?

Flávio Dino – O legado mais valioso que os megaeventos deixam após sua ocorrência é o chamado legado de imagem. Ou seja, se obtiver sucesso em abrigar seleções durante o período de treinamento, São Luís será foco de reportagens de televisões, sites e rádios de todo o planeta. Com isso, seu nome, sua beleza arquitetônica única e sua cultura também serão difundidos. O que nos dá oportunidade de aumentar o fluxo de turistas a São Luís. Esse é o principal ganho em médio prazo. No curto prazo há ganhos muito concretos, como o aumento da entrada de divisas, pelos gastos que farão não só a seleção que aqui realizar seus treinos, como toda a equipe técnica e o corpo de jornalistas que cobrirá seus treinos. E o turismo possui uma característica muito positiva: ele permite que a entrada de dinheiro na cidade seja bem democrática. Assim, obtêm ganhos diretos o vendedor ambulante, o artesão, o comerciante, os empresários e os trabalhadores de bares e restaurantes, enfim toda a ampla cadeia do turismo.

É possível todos os maranhenses unirem forças para que de fato São Luís passe a fazer parte do maior evento esportivo em 2014?

Flávio Dino – Mais que possível, é essencial. Estou inteiramente à disposição, como membro do Governo Federal, para ajudar o governo do Estado, a prefeitura de São Luís e o trade turístico no que for necessário. E o trabalho deve ser contínuo, a fim de garantir não só que São Luís consiga recepcionar uma seleção, mas que, garantido isso, consigamos desempenhar essa missão com sucesso.

Quais são os principais atrativos de nossa cidade para conquistar essa condição que é disputada por mais de 70 cidades brasileiras?

Flávio Dino – São Luís possui atrativos únicos, que a colocam entre os chamados Destinos Estrela, ou seja, as cidades de ponta na promoção turística internacional do Brasil no exterior. Além disso, nossa capital é porta de entrada para outro destino único: os Lençóis Maranhenses. Nossas manifestações culturais, nas quais incluo não só nossa música, festas e danças como também nossa gastronomia, também são fatores importantes de atração de estrangeiros, bem como de turistas brasileiros. E contamos com um diferencial importante nessa disputa: estamos a apenas 1 hora de vôo da cidade de Fortaleza. A capital cearense irá sediar 6 jogos da Copa do Mundo – atrás somente do Rio de Janeiro, que sediará a final. Portanto, estou convicto de que temos chances reais de dar esse presente aos maranhenses.

Fonte: Blog do Zeca Soares