Carlin propõe a integração de ações dos municípios da RMBH  

Prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) se reuniram, na última semana, para discutir a viabilização de projetos e investimentos para as cidades. A reunião, marcada pelos prefeitos de Contagem, Carlin Moura (PCdoB/MG), e de Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB), contou com as presenças de 21 prefeitos, incluindo o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB).

Carlin Moura

O encontro também serviu para fortalecer a Associação de Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Granbel, e reforçar as alianças entre os municípios e os governos estadual e federal. Os gestores dos municípios estão unidos para lutar pelo desenvolvimento das cidades e promover um plano integrado, por isso, desejam otimizar a Granbel.

Segundo o prefeito Carlin Moura , a reunião foi ampla, suprapartidária, e de discuções para uma convergência de governanças entre os municípios da Grande BH.

"Destacamos a importância da Granbel para promover os avanços da região metropolitana e ajudar as prefeituras nessa interlocução para investimentos em setores como saúde, educação, segurança e mobilidade urbana", destacou. Lembrou ainda que a aquiescência dos gestores de outras cidades vai ajudar na cooperação entre as cidades da Região Metropolitana.

O prefeito informou ainda que é preciso dar mais atenção aos municípios da RMBH, que estão mais próximos do corredor da BR-381.

As propostas para ampliar os investimentos na RMBH incluem um consórcio metropolitano de saúde, para atendimento emergencial, integração da segurança pública e a criação de um sistema intermodal de transporte público.

A Granbel surgiu como alternativa para que os problemas dos municípios no entorno da capital fossem solucionados em conjunto. Os projetos da entidade podem influenciar mais de 5 milhões de habitantes.

Fonte: Prefeitura de Contagem (MG)