Passageiros passam mal em estações de trens em São Paulo

Caos no sistema de transporte sobre trilhos em São Paulo. Cenas de tumulto, correria, medo, desespero já se tornaram comuns no sistema de transporte da capital. A chuva de quinta-feira (14) não só interrompeu a circulação de trens como causou pânico entre passageiros. Três pessoas chegaram a desmaiar na plataforma de transferência da linha 9 dos trens de São Paulo (Osasco-Grajaú) e linha 4 do Metrô (Butanã-Luz), na estação Pinheiros, zona oeste.

Mas, relatos dão conta de que pelo menos dez pessoas passaram mal e tiveram que ser socorridas por funcionários da estação. Havia dificuldade para respirar na estação Pinheiros porque a única saída de ar eram as escadas rolantes. Um dos médicos que prestou socorros chegou a declarar que se não abrissem as portas continuaria 'caindo gente' na estação'.
 
Tudo começou com um alagamento que interrompeu a circulação na linha 8-diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre as estações Lapa e Palmeiras-Barra Funda. Isso fez com que passageiros usassem essa transferência como uma rota alternativa para chegar ao centro. Os passageiros embarcaram na linha 9 e desceram na estação Pinheiros, com destino ao centro e o mesmo ocorreu no sentido contrário (em direção a Osasco), o que acabou lotando a passarela que liga os dois sistemas, dificultando o acesso aos trens.

Por volta das 19h30, a situação piorou ainda mais após uma falha técnica em um trem da linha 4-amarela, que já circula sobrecarregada em dias comuns, obrigando as composições a circularem em velocidade reduzida.

Às 22h50, a circulação de trens funcionava em via única entre as estações Lapa e Barra Funda da linha 8-diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) por causa de lagamento.

Por volta das 18h, a circulação foi completamente interrompida. Após a melhora no serviço, a SPTrans desativou o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) às 20h25. A ação, com 30 ônibus, fez o transporte dos passageiros entre as estações Lapa e Barra Funda da linha 8-diamante por duas horas.

Somenet às 22h30 o serviço foi normalizado na linha 7-rubi, linha 11-coral, e na linha 10-turquesa. Muitos chegaram em casa tarde da noite. 

Com Folha de S. Paulo