Violência neste Carnaval diminuiu mais de 20%

O Carnaval de Brasília este ano teve saldo positivo. A avalição é da Polícia Militar do Distrito Federal, que divulgou os números das ocorrências policiais registradas nos quatro dias de folia nesta quarta-feira de cinzas, dia 13. Segundo a corporação, houve redução em praticamente todas as modalidades de crime.

No total, foram 351 ocorrências de crimes considerados violentos como homicídio, latrocínio, tentativa de latrocínio, agressão, porte ilegal de arma e estupro. Ou seja, uma redução de 20,5% em relação à folia do ano passado. De acordo com a PM, o número de assaltos caiu pela metade. Dez pessoas foram assassinadas em 2012, contra seis vítimas este ano. Os registros de estupro também apresentaram redução de 66%.

O único caso mais grave registrado na zona central do Plano Piloto, nas imediações do Gran Folia, área de maior concentração de foliões, foi registrada apenas uma ocorrência considerada mais grave pela PM. Um adolescente foi esfaqueado nesta madrugada, mas passa bem.

Durante o Carnaval, 107 pessoas foram presas, 28 armas apreendidas, 256 pedras de crack e 60 porções de maconha foram apreendidas.

Para o comandante do Departamento de Operações da PMDF, coronel Alair Garcia Júnior, a quantidade de homens nas ruas, cerca de 3.100, foi determinante para uma folia mais tranquila. “Tivemos 1.100 policiais a mais por dia, além de 100 viaturas, em oito operações simultâneas no DF. Uma coisa importante foi que apreendemos 28 armas de fogo, sendo uma delas uma escopeta e [também] uma pistola .40, de uso exclusivo de policiais. Isso representa praticamente o que apreendemos por semana, que é de 28 a 32 armas”, destacou em coletiva aos jornalistas.

Apenas o número de motoristas flagrados bêbados aumentou neste carnaval. Nos quatro dias de folia, 232 motoristas foram reprovados no teste do bafômetro. Em 2012, 60 condutores foram flagrados dirigindo bêbados, um aumento de 74,13% em relação ao mesmo período do ano passado.