Quase 700 ocorrências contra mulheres são registradas no Carnaval

Nesta quinta-feira (14/02), a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) de Salvador apresentou o balanço final do Carnaval, quando foram registradas 696 ocorrências que envolveram mulheres. Deste total, 578 foram colhidas a partir do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), central de atendimento da SPM, da parceria com o Observatório de Discriminação Racial, de Violência contra as Mulheres e LGBT e da observação das equipes volantes da SPM nos circuitos da festa.

Das primeiras 579 ocorrências, 26 foram agressões físicas, oito de agressões sexuais, duas de agressões verbais, duas de prevenção, 521 referem-se à ausência de equipamentos de segurança adequados ou utilizados incorretamente, e 19 relacionados à vulnerabilidade social.
Outros 118 atendimentos de violência doméstica contra mulheres foram colhidos pela SPM numa experiência piloto, através do ponto de apoio montado pelo órgão na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), do bairro de Brotas, que funcionou de quinta-feira a segunda-feira, das 12h às 20h. O ponto de apoio contou com as presenças de uma assistente social e uma advogada da SPM. Os registros continuarão a ser monitorados pela Superintendência mesmo após o término do carnaval.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências