Procurador pede pressa no julgamento de cassação

 Roseana Sarney e outros 10 governadores devem ser julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral

Washington Oliveira e Roseana Sarney

 Procurador-geral da República, Roberto Gurgel pretende que o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral julguem até julho os processos de cassação de onze governadores.

As ações são por abuso de poder econômico e político, compra de votos e uso indevido dos meios de comunicação. O Ministério Público já pediu a cassação de governadores como Tião Viana (PT-AC) e Anchieta Jr. (PSDB-RR).

Do PMDB, estão na lista Roseana Sarney (MA), André Puccinelli (TO) e Sérgio Cabral (RJ). Já do PSB, Cid Gomes (CE) e Wilson Martins (PI).

Dos eleitos em 2010, o TSE só julgou até agora a ação contra Rosalba Ciarlini (DEM-RN), também acusada de gastos ilícitos. Foi absolvida.

Em 2008 e 2009, o TSE cassou o então governador da Paraíba, Cássio Cunha, do Maranhão, Jackson Lago, e de Tocantins, Marcelo Miranda. (Da coluna do jornalista Claudio Humberto)

Nota do blog do John Cutrim

O recurso em que o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) pede cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB), do Maranhão, e do vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT) e a convocação de novas eleições no estado aguarda há mais de seis meses parecer do Ministério Público. A previsão era de que até o final do ano passado fosse julgada a cassação de Roseana por abuso de poder político e econômico. Entretanto, até agora o processo (RCED 809), misteriosamente, ‘dorme’ nas mãos do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

A fase de instrução processual já foi concluída e apresentada as alegações finais pelas partes, abrindo-se vista dos autos à Procuradoria Geral Eleitoral para a elaboração de parecer final, os quais estão com Gurgel desde 10 de agosto de 2012. Até o presente momento Roberto Gurgel não liberou o processo para ser colocado em julgamento no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo em pauta a legitimidade das Eleições 2010 para governador do Estado do Maranhão.

Fonte: Blog do John Cutrim