PIB da zona do euro recua 0,6% no quarto trimestre de 2012 

O Produto Interno Bruto (PIB) nos 17 países da zona do euro recuou 0,6% no quarto trimestre e, relação ao período anterior, informou, nesta quinta-feira (14), a agência de estatísticas da UE, Eurostat, após uma queda de 0,1% no terceiro trimestre. 

O resultado, pior que o esperado, mostra um aprofundamento da recessão no bloco. As duas maiores economias da Europa, Alemanha e França, encolheram no final do ano passado.

Economistas consultados pela agência Reuters esperavam em média uma queda de 0,4%.
Trata-se do terceiro trimestre consecutivo de recessão da Eurozona (formada por 17 dos 27 países da União Europeia, UE). Os economistas definem a recessão como dois trimestres consecutivos de contração do PIB.

Em termos interanuais (comparados com o mesmo período do ano anterior), no quarto trimestre de 2012, a economia da Eurozona se contraiu 0,9%.

As maiores economias do bloco terminaram com crescimento negativo no quarto trimestre: Alemanha (-0,6%), França (-0,3%), Itália (-0,9%), Espanha (-0,7%), Holanda (-0,2%) e Áustria (-0,2%), Grécia (-6%) e Portugal (-1,8%).

Já a Alemanha foi perdendo dinamismo ao longo de todo o ano passado devido ao freio nas exportações, seu principal motor, provocado pela desaceleração econômica geral.

Fonte: G1