Governo da Venezuela explica ajuste cambial

O ajuste cambial que entrou em vigor nesta quarta-feira (13) na Venezuela, com o dolar contado a 6,30 bolívares, vai beneficiar a maioria da população, afirmou o ministro de Planejamento e Finanças, Jorge Giordani.

Jorge Giordani

O objetivo da medida é melhorar a redistribuição da renda, evitando que ela seja apropriada pelas minorias que acumulam depósitos no exterior.


Em declarações ao jornal Cidade Caracas, Giordani afirmou que no fundo, a mudança da taxa cambial "é um conflito pela captação da renda". Ele recordou que 95% das divisas procedentes das exportações decorrem da atividade da empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

Para Giordani as medidas e mudanças anunciadas são necessárias para corrigir desequilíbrios. Ele recordou que as medidas não envolvem privatizações, mudanças na legislação trabalhistas ou a ingerência do Fundo Monetário Internacional (FMI). E expliicou que o segredo em que as mudanças estiveram envolviedasfoi necessário pois o país enfrenta um inimigo que quer desestabilizá-lo "e não podemos lhe avisar". 



Com informações da Prensa Latina