Aldo Rebelo vai a Cuba e faz parceria estratégica

O ministro do esporte, Aldo Rebelo passou o carnaval de um jeito diferente da maioria dos brasileiros. Enquanto a maior festa popular brasileira arrolava pelas ruas e sambódromos, o ministro cumpria uma agenda oficial e estratégica: na pauta o acordo de cooperação esportiva entre Cuba e o Brasil.

Aldo com esportistas cubanos - Ministério do Esporte

O acordo, que é materializado em um grupo de trabalho que viabilizará o intercâmbio entre atletas olímpicos dos dois países, foi assinado por Aldo e por Julio Christian Jimenez Molina, presidente do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação (Inder).

Seguindo a linha da presidenta Dilma Rousseff, que diversas vezes evidenciou ser uma Nação parceira de Cuba, Rebelo reafirmou a aliança também com o esporte caribenho.

“A presidenta Dilma Rousseff e o presidente Raul Castro, de Cuba, estão empenhados em aumentar a integração entre os dois países. O Ministério do Esporte, dentro desse esforço, quer empreender uma cooperação maior que traga benefícios ao Brasil e a Cuba", ressaltou Rebelo.

Os dois países se comprometeram com a troca de experiências nas modalidades onde têm tradição, eficiência e competividade. Cuba receberá atletas de basquete, handebol, judô, voleibol e vôlei de praia. Já entre as modalidades de interesse brasileiro estão: ciclismo, lutas associadas, tiro esportivo, judô, taekwondo e halterofilismo.

O grupo de trabalho se reunirá até 2016, ano das Olimpíadas, evento que terá como sede a cidade do Rio de Janeiro. Além do esporte de alto rendimento, o compromisso dos dois países versa também sobre medicina desportiva, docência, futebol, organização de eventos esportivos e esporte escolar.

Com um desafio da universalização do esporte desde a base, Aldo elogiou a lógica esportiva cubana. “O segredo de Cuba foi ter massificado o esporte desde o nível educacional básico”, enalteceu o ministro.

Da redação do Vermelho SP, com informações da assessoria de comunicação do Ministério do Esporte