UJS publica Nota em apoio aos estudantes da USP

A União da Juventude Socialista (UJS) publicou Nota, nesta quarta-feira (6), de apoio aos estudantes da USP, alegando que as manifestações realizadas naquela instituição eram legítimas e que o movimento estundantil, bem como os movimentos sociais, não podem sofrer com alegações de formação de quadrilha, como acusa o Ministério Público de São Paulo. Leia abaixo à integra da Nota.

O Ministério Público de São Paulo encaminhou ao poder judiciário um pedido de condenação de 72 estudantes da Universidade de São Paulo, entre os crimes, consta a acusação de formação de quadrilha.

Para a União da Juventude Socialista as manifestações que ocorreram na USP são totalmente legítimas, pois, a inserção da policia militar no campus da universidade, embora tenha o argumento da segurança como sua justificativa, na verdade tem servido para reprimir o movimento estudantil e a luta sindical, diversos servidores enfrentam processos por exercerem o livre direito de associação sindical e social.

O MP de São Paulo abre um precedente perigoso contra a democracia brasileira, ou não foram assim os processos da ditadura militar contra toda a luta sindical e estudantil? Um dos maiores exemplos foi o movimento grevista do ABC ou a expulsão de dezenas de estudantes, seguido de torturas e mortes.

A mesma justiça que quer condenar os estudantes da USP por ocupar a reitoria é a mesma justiça que não condenou a Rede Globo de televisão por ocupar e cercar um terreno do Estado durante 11 anos (veja denúncia de ocupação ilegal de terreno público pela Rede Globo), ou que promoveu o massacre do Pinheirinho.

É por este motivo que a União da Juventude Socialista tem a certeza que a denuncia do Ministério Público de São Paulo não passa de mais uma tentativa de calar o movimento estudantil. Solidarizamos-nos com todos os 72 estudantes indiciados pelo MP e estaremos lado a lado na defesa da liberdade de expressão e de manifestação, assegurada pela constituição cidadã de 1988.

São Paulo, 06 de fevereiro de 2013.