Ano letivo na rede municipal de Barra Mansa é aberto oficialmente

 Foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (04) o ano letivo na rede municipal de ensino de Barra Mansa. A prefeitura do município, agora liderada pelo comunista Jonas Marins (PCdoB), promoveu um evento no Ilha Clube que reuniu cerca de dois mil profissionais da Educação

Jonas

 
O evento, que foi dividido em dois turnos (manhã e tarde), aconteceu no Palácio de Vidro do Ilha Clube. Cerca de dois mil profissionais da Educação, entre professores, orientadores pedagógicos e educacionais, diretores de escolas, representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Escolar, estiveram presentes.

O prefeito Jonas Marins, abriu a solenidade e foi ovacionado pelo público. O comunista fez questão de frisar que é funcionário público da Educação e que tem muito orgulho por isso. “Comecei como inspetor de disciplina e fui aluno da Febam, no Colégio Washington Luiz. Aqui, inclusive, têm disciplinários e professores de quando fui aluno da rede. Quero dar boas vindas a todos e que 2013 seja um ano de muito sucesso”, destacou o prefeito, que tem como uma de suas prioridades valorizar os profissionais do setor e rever o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos.

A secretária municipal de Educação, Maria Lusia Melchíades, fez uma reflexão sobre o que é recomeçar e afirmou que não vai medir esforços pelo crescimento da Educação em Barra Mansa. “Queremos ter nossos professores bem remunerados, motivados e capacitados para darmos aos nossos alunos um ensino de qualidade”, destacou a secretária, que presenteou os profissionais da educação com agendas personalizadas, contendo o calendário escolar deste ano. “Esta agenda traz, em cada mês, um tema voltando à educação, além de uma poesia escrita por um professor da rede. Este presente é inédito”, disse.
A gerente pedagógica da rede municipal de ensino, Luiza Angélica Paschoeto, discursou sobre as perspectivas na área da Educação do município para 2013. Ela falou sobre as médias alcançadas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos últimos anos e a meta para os próximos. “Para 2013, nossa perspectiva é melhorar os indicadores e trabalhar em busca de um padrão de qualidade maior”, frisou.

O vereador Marcelo Cabeleireiro (PT), líder do governo na Câmara, representou os outros parlamentares e elogiou Jonas por extinguir o Sistema NAME (Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino) elaborado e implantado pela Editora COC no município. O gasto com este sistema era de R$ 2,5 milhões por ano. Também estiveram presentes no evento os vereadores Wesley e Ivan de Rialto.

Além dos profissionais da educação, o evento contou com a presença de secretários municipais, mães de alunos representando a Associação de Pais e Mestres das escolas e dois alunos de cada segmento da Educação representando os cerca de 20 mil estudantes da rede municipal.

Os alunos do Ensino Fundamental retornam às aulas no dia 06 e da Educação Infantil no dia 18 de fevereiro.

Situação das Escolas

Assim que assumiu a secretaria, Lusia e uma equipe da Educação, juntamente com um engenheiro da Susesp (Superintendência de Serviços e Obras Públicas), deu início a uma série de visitas às unidades escolares do município. “Nosso objetivo foi verificar o estado físico das escolas. Temos 69 unidades escolares na rede e, por enquanto, visitei 15. Depois do início do ano letivo, vamos continuar este trabalho até percorrer”, informou.

Segundo a secretária, o estado físico de alguns prédios que abrigam escolas é problemático. “O que vi até agora me surpreendeu negativamente. Encontrei escolas sem água, sem energia elétrica, com muitas infiltrações, rachaduras, teto desabando, mofo, banheiros sem porta, sanitários quebrados, paredes pichadas e mato alto”, comentou. Lusia explicou que está fazendo um relatório para que, em breve, os problemas sejam sanados: “Não tivemos tempo hábil para entregar às comunidades as escolas que gostaríamos, mas estamos fazendo um relatório das prioridades para começarmos um plano de ação”.

Outro problema encontrado foi de escolas funcionando em locais inadequados devido ao atraso de obras que já deveriam ter sido finalizadas. A Secretária de Educação afirmou que, juntamente com o prefeito, ainda visitará outras escolas, para receberem alunos no início do ano letivo.